Dos 9154 estudantes colocados na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior 2021/2022, 501 têm como destino as licenciaturas e mestrados integrados da Universidade do Porto. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior (MCTES).

Depois de ter preenchido 4748 vagas na 1.ª fase do concurso nacional, a U.Porto partia para esta segunda fase com 469 vagas por ocupar, resultado da soma das vagas que não foram preenchidas na 1.ª fase (72) e daquelas que, tendo sido preenchidas, acabaram por ser libertadas por falta de inscrição / matrícula dos candidatos selecionados. A estas somavam-se ainda 109 vagas libertadas em consequência da recolocação – noutras instituições/cursos – de estudantes colocados na Universidade na 1.ª fase.

Entre os cursos da U.Porto que tiveram mais colocados nesta 2.ª  fase do Concurso, destacam-se as licenciaturas em Engenharia Civil (40) da Faculdade de Engenharia (FEUP), Biologia (25) da Faculdade de Ciências (FCUP), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (24) da FEUP, e Economia (24) e Gestão (21) da Faculdade de Economia (FEPP).

Por preencher ficaram apenas 74 vagas, distribuídas pelas licenciaturas em Química (17) e Engenharia Geoespacial (20) da FCUP, e pelas licenciaturas em Engenharia do Ambiente (3), Engenharia Civil (7) e Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (27) da FEUP.

U.Porto volta a registar as médias mais altas

No que toca aos cursos com médias de entrada mais elevadas nesta 2.ª fase do Concurrso, o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto é aquele que regista a nota de entrada – do último colocado – mais alta do país (195,2 valores).

No “top” dos cursos da U.Porto com as médias mais elevadas incluem-se ainda as licenciaturas em Engenharia e Gestão Industrial (192,5) e Design da Comunicação (191,5), os Mestrado Integrados em Arquitetura (188,0) e Medicina Dentária (187,5) e a licenciatura em Bioengenharia (187,3).

De resto, pertencem à U.Porto seis dos 15  cursos com as notas de entrada mais altas na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2021/2022. Às portas desta lista ficou ainda a nova licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados oferecida pela FCUP e pela FEUP, que regista 186,5 como nota do último colocado.

Os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem matricular-se até ao dia 18 de outubro (segunda-feira). À semelhança do que aconteceu na 1.ª fase, as matrículas decorrem exclusivamente através da Internet, no site www.up.pt.pt/matriculas.

A U.Porto preencheu mais de 5200 vagas nas duas primeiras fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022.. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

U.Porto mantém liderança

Recorde-se que a Universidade do Porto voltou este ano a dominar o topo da tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022, tendo colocado três cursos – Medicina do ICBAS, Engenharia e Gestão Industrial e Medicina da FMUP – no “top 5” da lista e cinco entre os 10 com a nota de acesso mais elevada.

A U.Porto registou ainda a mais alta nota média de entrada (166,4 valores) a nível nacional. Para tal, contribuíram, por exemplo, os quatro estudantes que ingressaram na Universidade  com média de candidatura de 20 valores.

De acordo com os dados agora divulgados, foram então colocados 9154 estudantes na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. No conjunto da primeira e segunda fases, são já 51.431 os candidatos que ingressaram no ensino superior em Portugal.

A terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022 decorre de 21 a 25 de outubro de 2021.