Arranca no dia 2 de janeiro de 2024 a primeira fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2024/2025, a principal “porta de entrada” na Universidade do Porto para estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa.

No total, são 738 os lugares exclusivos que a U.Porto tem reservados para estudantes internacionais (que não possuam nacionalidade portuguesa ou de outro Estado-membro da União Europeia, sendo por isso detentores do Estatuto do Estudante Internacional) no próximo ano letivo.

A lista abrange 53 dos 56 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da Universidade (atualmente em funcionamento), o número mais alto de sempre deste a primeira edição do concurso, em 2014.

A grande novidade deste ano prende-se com estreia das licenciaturas em Bioinformática e em Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências (FCUP), que terão, pela primeira vez, vagas reservadas para estudantes internacionais.

O Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia (FEUP) são os curso com mais vagas disponibilizadas – 37 – ao abrigo do Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2023/2024. Seguem-se as licenciaturas em Psicologia (32), Engenharia Civil (30), Biologia (29), Ciências da Nutrição (28) e Economia (25)

No que toca às faculdades com mais vagas, o primeiro lugar é ocupado pela Faculdade de Letras, com 184. Seguem-se as faculdades de Ciências (171), Engenharia (141), Economia (45), Psicologia e Ciências da Educação (42), Arquitetura (37), Ciências da Nutrição e Alimentação (28), Farmácia (20), Desporto (19), Direito (16), Medicina Dentária (16), Belas Artes (13) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (6).

De resto, todos os cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da U.Porto abrem vagas para este concurso especial, à exceção da licenciatura em Desenho (FBAUP) e dos dois cursos de Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) e do ICBAS.

Quando e como candidatar-se?

Para esta primeira fase do calendário geral do Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2024/2025 – que se prolongará até 8 de fevereiro – foram disponibilizadas 410 vagas. As restantes serão distribuídas por mais duas fases, a decorrer de 9 de fevereiro a 5 de abril de 2024 (2.ª fase) e de 12 de junho a 19 de julho de 2024 (3.ª fase).

A Faculdade de Economia aplicará apenas duas fases de candidatura, a decorrer de 4 de janeiro a 28 de fevereiro (1.ª fase) e de 6 a 22 de maio (2.ª fase). Já a Faculdade de Desporto abrirá uma fase única de candidaturas, a iniciar em fevereiro, em data a indicar.

A candidatura deve ser apresentada através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos necessários. Os candidatos devem satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto.

As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 12 a 23 de fevereiro, a que se seguirá a publicação dos resultados provisórios. A afixação dos resultados definitivos está prevista para o dia 18 de março de 2024.

Propinas com “desconto” para estudantes CPLP

Relativamente às propinas, o valor anual aplicado aos estudantes internacionais é definido por cada faculdade da U.Porto e mantém-se, este ano, entre os 3.500 euros e os 8.000 euros.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, e atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 45% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Para mais informações sobre o Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2023/2024 (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.), consultar o Portal da Universidade do Porto.

Aposta na internacionalização

O Concurso Especial para Estudantes Internacionais foi lançado pela primeira vez em 2014, no seguimento do esforço realizado pela U.Porto no sentido de facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

Com esta iniciativa, a U.Porto reforça também a aposta na internacionalização do seu ensino. A mesma que, de ano para ano, se traduz no crescente número de estudantes internacionais que procuram as faculdades da Universidade para realizar um curso completo ou para cumprir um período de mobilidade académica.

Só nos cinco últimos anos letivos, foram mais de 2.000 – 2.173 – os estudantes de 29 nacionalidades que ingressaram na U.Porto através desta via de acesso. O ano letivo 2019/2020 foi aquele em que a U.Porto recebeu mais estudantes internacionais (546), a que se seguiu uma quebra motivada pela pandemia de Covid-19 (397 estudantes em 2020/2021 e 360 em 2021/2022).

Em 2022/2023, a Universidade voltou a superar a barreira dos 400 estudantes (412). Uma tendência que deverá acentuar-se no próximo ano letivo.

No que toca às nacionalidades mais representadas, o Brasil lidera de forma destacada. Seguem-se Angola, Cabo Verde, África do Sul, Guiné-Bissau, China, Colômbia, Equador e Venezuela.