Ciência e Inovação

INEC TEC e UPTEC levam inovação digital à indústria do Norte de Portugal

Sábado, 19 de Maio, 2018  |  0 Comentários

O iMan Norte Hub vai ser lançado oficialmente a 25 de maio e tem como missão fomentar a transformação digital das empresas da região e estimular o respetivo ecossistema de inovação. Continuar a ler »

Comissão Europeia destaca projeto com participação INESC TEC pelo seu carácter inovador

Sexta-feira, 18 de Maio, 2018  |  0 Comentários

O projeto SENSIBLE participar no Cleantech Capital Day, um dos eventos mais emblemáticos na área da Inovação Sustentável a nível europeu Continuar a ler »

FMUP conquista 5 prémios em investigação cardiovascular

Quinta-feira, 17 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Os estudos destacaram-se em categorias como a insuficiência cardíaca, a cardiopatia isquémica e doença valvular. Continuar a ler »

i3S põe famílias a mexer pela Ciência

Quinta-feira, 17 de Maio, 2018  |  0 Comentários

O evento "Exercício em Família" acontece a 26 de maio, nas Piscinas da Constituição, e resulta de uma colaboração com a Câmara Municipal do Porto. Inscrição obrigatória. Continuar a ler »

Físico da FCUP recebe Medalha Zeldovich

Quarta-feira, 16 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Frederico Francisco, investigador do Centro de Física do Porto, é o primeiro português a ser distinguido pela Commission for Space Research (COSPAR) e pela Academia Russa de Ciências. Continuar a ler »

Investigadores internacionais debatem desigualdades sociais em saúde

Quarta-feira, 16 de Maio, 2018  |  0 Comentários

A Reitoria da U.Porto recebe, a 17 e 18 de maio. a reunião internacional do projeto europeu Lifepath, que tem como parceiro o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Continuar a ler »

Diagnóstico correto de alergia a antibióticos pode poupar 1,5 milhões por ano

Quarta-feira, 16 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Investigadores do CINTESIS calculam que apenas um em cada dez doentes diagnosticados é realmente alérgico às penicilinas. Continuar a ler »

Equipa do i3S assina descoberta inédita sobre divisão celular

Terça-feira, 15 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Investigadores descobriram que o ganho ou perda de cromossomas não é um fenómeno aleatório. Descoberta pode ter impacto na compreensão do cancro e de algumas trissomias. Continuar a ler »

App criada na U.Porto entre as mais rentáveis na área da educação

Terça-feira, 15 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Desenvolvida por uma spin-off do CINTESIS, o Harriflash tem como objetivo ajudar os estudantes de Medicina a prepararem-se para a Prova Nacional de Seriação (PNS). Continuar a ler »

Mais de metade dos jovens e adolescentes manifestam nervosismo e problemas de sono

Segunda-feira, 14 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Estudo realizado por investigadores do CINTESIS revela que estes e outros sintomas psicológicos influenciam perceção do estado de saúde nos jovens e adolescentes. Continuar a ler »

Crianças com alimentação menos saudável desenvolvem apetite desregulado

Quinta-feira, 10 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Estudo liderado por investigadores do Instituto de Saúde Pública da U.Porto teve como base a evolução do comportamento alimentar de um grupo de crianças, entre os 4 e os 7 anos. Continuar a ler »

António Lima-de-Faria no i3S

Lima-de-Faria veio ao i3S fazer-nos repensar o DNA

Quinta-feira, 10 de Maio, 2018  |  0 Comentários

Aos 96 anos, aquele que é um dos maiores cientistas portugueses do século XX veio ao Porto desafiar os estudantes do programa GABBA a repensarem ideias preconcebidas sobre vários temas científicos. Continuar a ler »