Ciência e Inovação

Investigadores do i3S recebem 250 mil euros para combater doenças raras

Terça-feira, 16 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Financiamento proveniente da Comissão Europeia vai apoiar investigação no combate a um grande número de doenças raras "para as quais ainda não é conhecida uma causa genética". Continuar a ler »

U.Porto vai premiar a melhor investigação feita na Universidade

Segunda-feira, 15 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Primeira edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto vai distinguir os melhores projetos de investigação científica da instituição. Candidaturas até 15 de fevereiro. Continuar a ler »

i3S abre portas a novas terapias em casos de transplantes de medula óssea

Sábado, 13 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Descoberta aponta a castração temporária (química e reversível) como ferramenta para aumentar as defesas imunológicas em indivíduos que aguardam um transplante de medula óssea corretivo. Continuar a ler »

Spin-off da U.Porto recebe “Selo de Excelência” da Comissão Europeia

Quinta-feira, 11 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Produto desenvolvido pela Xpectraltek foi considerado um “projeto de alta qualidade” no âmbito do programa SME Instrument. Continuar a ler »

Estudo analisa os níveis de vitamina D nos adolescentes portugueses

Quarta-feira, 10 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Investigação do Instituto de Saúde Pública e da Faculdade de Medicina demonstrou que os adolescentes portugueses apresentam baixos níveis de vitamina D. Continuar a ler »

i3S em projeto europeu de 6,1 milhões de euros sobre doenças das articulações

Quarta-feira, 10 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma sonda que irá permitir o diagnóstico precoce da osteoartrite, uma doença degenerativa que afeta 242 milhões de pessoas. Continuar a ler »

Gémea do Sol ajuda a compreender o ciclo solar e o seu efeito no clima da Terra

Quarta-feira, 10 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Este novo estudo, que conta com a participação de vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, foi publicado na revista The Astrophysical Journal. Continuar a ler »

Tabaco pode esconder diagnóstico de doença respiratória

Segunda-feira, 8 de Janeiro, 2018  |  0 Comentários

Estudos liderados pelo investigador Tiago Jacinto, do CINTESIS, alertam para a importância dos fatores individuais no diagnóstico da asma e de outras doenças do foro respiratório. Continuar a ler »

FCUP assina protocolos de cooperação com a THALES, a MINAPORT e o LNEG

Sexta-feira, 22 de Dezembro, 2017  |  0 Comentários

Acordos permitirão à Faculdade de Ciências alargar o seu âmbito de atuação nos domínios da segurança digital, da geologia e da mineralogia. Continuar a ler »

Jovem investigadora do ano em Microbiologia é da FFUP

Quinta-feira, 21 de Dezembro, 2017  |  0 Comentários

Carla Rodrigues venceu o “Prémio Jovem Investigador - Isabel Spencer Martins”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM). Continuar a ler »

Google financia protótipo desenvolvido no INESC TEC

Quinta-feira, 21 de Dezembro, 2017  |  0 Comentários

O Stop PropagHate pretende ajudar os media a identificar automaticamente comentários às suas notícias, com discurso de ódio. Continuar a ler »

ICBAS vai ter novo centro de investigação em Ciência Animal na Maia

Quarta-feira, 20 de Dezembro, 2017  |  0 Comentários

Câmara Municipal da Maia e U.Porto vão formalizar a cedência de um terreno de 40.000 metros quadrados onde nos próximos três anos irá nascer a nova unidade de investigação do ICBAS. Continuar a ler »