Ciência e Inovação

i3S lidera projeto para regenerar solos queimados pelos incêndios

Domingo, 17 de Março, 2019  |  0 Comentários

Financiado com 180 mil euros pela FCT, o projeto «GreenRehab» arranca este mês em Mortágua, um dos concelhos mais afetados pelos fogos que atingiram Portugal nos últimos anos. Continuar a ler »

CIIMAR lidera estudo europeu sobre a qualidade da água na agricultura

Quinta-feira, 14 de Março, 2019  |  0 Comentários

O projeto TOXICROP vai mapear as áreas de irrigação agrícola com risco de ocorrência de cianotoxinas para compreender a sua deposição nas lavouras e possível bioacumulação. Continuar a ler »

INESC TEC desenvolve ferramenta para facilitar doação de rins entre países

Quinta-feira, 14 de Março, 2019  |  0 Comentários

Um dos grandes objetivos do projeto europeu ENCKEP é estimular o diálogo europeu e identificar as melhores práticas na área da doação renal cruzada. Continuar a ler »

U.Porto lidera melhor ano de Portugal no registo de patentes europeias

Quarta-feira, 13 de Março, 2019  |  0 Comentários

Dos 220 pedidos de patente europeia realizados por instituições portuguesas em 2018, pelo menos 17 tiveram origem na Universidade do Porto. Continuar a ler »

Helder Maiato é o investigador do ano na Universidade do Porto

Segunda-feira, 11 de Março, 2019  |  0 Comentários

Investigador do i3S e professor da Faculdade de Medicina é o vencedor da 2.ª edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto. Continuar a ler »

ICPC 2019: O evento que vai fazer do Porto a capital mundial da inovação

Segunda-feira, 11 de Março, 2019  |  0 Comentários

A final da maior competição de programação universitária do mundo será pretexto para um vasto programa de eventos a decorrer, de 1 a 6 de abril, na Alfândega do Porto e no Porto Innovation Hub. Continuar a ler »

Lesões de esforço são as que mais afetam os profissionais de saúde

Segunda-feira, 11 de Março, 2019  |  0 Comentários

Estudo do ISPUP concluiu que os profissionais afetados por lesões de esforço por acidente de trabalho têm maior probabilidade de se ausentarem da sua ocupação por um período de tempo mais prolongado. Continuar a ler »

Confirmação da primeira descoberta do telescópio Kepler tem “mão” da U.Porto

Quinta-feira, 7 de Março, 2019  |  0 Comentários

A confirmação do exoplaneta Kepler-1658 b, dez anos após a sua primeira deteção, contou com a participação de Tiago Campante, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Continuar a ler »

LSTS da FEUP assina protocolo com a Marinha Portuguesa

Quarta-feira, 6 de Março, 2019  |  0 Comentários

Iniciativa vai permitir alargar o âmbito da colaboração que as duas entidades mantêm há mais de uma década e potenciar a realização de projetos de interesse comum no domínio dos sistemas robóticos. Continuar a ler »

Addvolt fecha parceria com HAVI Portugal

Quarta-feira, 6 de Março, 2019  |  0 Comentários

Sistema inovador desenvolvido pela spin-off da U.Porto, que elimina o diesel e as emissões de CO2, já está a ser usado na frota de camiões da empresa de logística portuguesa. Continuar a ler »

Investigação da FFUP e do ICBAS revela-se na primeira pessoa

Sábado, 2 de Março, 2019  |  0 Comentários

O 7.º ciclo de palestras públicas de divulgação científica promovido pelas duas faculdades prossegue com mais nove sessões, entre março e maio. Entrada livre. Continuar a ler »

Estudantes da FEUP desafiam jovens a entrar na vida adulta… jogando

Sábado, 2 de Março, 2019  |  0 Comentários

Equipa da Faculdade de Engenharia é a única representante portuguesa na competição internacional 'Coup2Boost'. Votação online - e aberta a toda a comunidade - decorre até 13 de março. Continuar a ler »