Todos os estudantes colocados na Universidade do Porto na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022 deverão realizar o seu processo de matrícula, já a partir de segunda-feira, dia 27 de setembro, exclusivamente através da Internet, no site www.up.pt.pt/matriculas.

As matrículas para o 1.º ano dos cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto arrancam às 10h00 de 27 de setembro e prolongam-se até às 15h00 de 1 de outubro (sexta-feira).

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a U.Porto opta então por voltar a reajustar o processo de matrícula – habitualmente realizado em formato presencial – de modo a poder ser realizado inteiramente online. Uma medida que, face ao cenário de pandemia de Covid-19, tem como objetivo eliminar ajuntamentos desnecessários junto dos serviços académicos das 14 faculdades da U.Porto.

Como tal, terão de ser os próprios estudantes a fazer upload da sua fotografia e outros documentos no sistema SIGARRA, que habitualmente eram recolhidos no local pelos Serviços Académicos das diferentes faculdades.

A grande maioria dos Serviços Académicos estarão ao dispor para tirar dúvidas dos estudantes em tempo real, por telefone, e-mail ou via chat. Os contactos estão indicados no portal das matrículas.

Arranque das aulas e uma “prenda” para os novos estudantes

As aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto têm início a partir de 4 de outubro, juntamente com as atividades de receção promovidas pelas diferentes faculdades. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site de cada faculdade.

Os estudantes de primeiro ano da U.Porto vão ter ainda a oportunidade de receber um kit de boas-vindas à Universidade, composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa, entre outras surpresas. A entrega dos kits vai decorrer de 18 a 29 de outubro, no edifício da Reitoria.

O programa de receção aos novos estudantes da U.Porto encontra-se em atualização permanente no site www.up.pt.pt/welcome. Neste portal está igualmente acessível o novo Guia do Estudante da U.Porto, composto por um conjunto de informações especialmente úteis para todos os que acabam de ingressar na Universidade.