A Universidade do Porto disponibiliza 469 vagas para 51 cursos de licenciatura e mestrado integrado, ao abrigo da 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022, que decorre até sexta-feira, dia 8 de outubro.

Os números agora revelados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)  resultam da soma das vagas que não foram preenchidas na 1.ª fase e aquelas que, tendo sido preenchidas, acabaram por ser libertadas por falta de inscrição / matrícula dos candidatos selecionados.

Neste momento, apenas o Mestrado Integrado de Medicina do ICBAS não tem qualquer vaga disponível para a 2.ª fase do Concurso Nacional. Entre os cursos com mais vagas disponíveis (ver lista completa abaixo) contam-se Engenharia Civil (45 vagas por ocupar), Química (31 vagas), Engenharia de Minas e Geoambiente (27 vagas), Engenharia Geoespacial (23 vagas), Gestão (20), Biologia (19 vagas) e Economia (18).

Recorde-se que a Universidade do Porto voltou este ano a dominar o topo da tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior no país. Com um total de 4748 candidatos colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional, a U.Porto colocou três cursos – Medicina do ICBAS, Engenharia e Gestão Industrial e Medicina da FMUP – no “top 5” e cinco entre os 10 com a nota de acesso mais elevada, pertencendo-lhe ainda a mais alta nota média de entrada (166,4 valores) a nível nacional. Para tal, contribuíram, por exemplo, os quatro estudantes que ingressaram na Universidade  com média de candidatura de 20 valores.

As candidaturas à 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior arrancaram a 28 de setembro e terminam esta sexta-feira, 8 de outubro. Segue-se uma terceira fase, a ter lugar de 21 a 25 de outubro.

Lista de vagas disponíveis

Faculdade de Arquitetura