Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) promove, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, mais uma edição dos Orientation Days, uma iniciativa destinada a receber e a integrar os estudantes que chegam à instituição no segundo semestre do ano letivo, ao abrigo de programa de mobilidade internacional.

Organizada pela Unidade de Cooperação da FEUP no arranque de cada semestre letivo, a iniciativa inclui várias atividades de integração de caráter cultural e interrelacional, assim como de índole administrativo e académico.

Ao longo dos “dias de orientação”, os novos estudantes que vêm fazer mobilidade no campus da FEUP no segundo semestre vão ter a oportunidade de participar numa cerimónia oficial de boas-vindas presidida pelo Diretor da faculdade, agendada para o dia 29 de janeiro.

Uma das novidades do programa deste semestre é a iniciativa “Meet & Greet”, que faz uma espécie de “match” entre os estudantes de mobilidade nacionais e internacionais. O evento cruza os países e as instituições de Ensino Superior de origem dos estudantes internacionais que vêm realizar um semestre na FEUP com os destinos dos estudantes nacionais que vão fazer mobilidade fora do país.

“Acreditamos que a criação de um momento de encontro entre estudantes de mobilidade será uma mais-valia para ambos. Decidimos implementar esta iniciativa para que os estudantes tirem o maior partido possível das suas experiências”, avança Liliana Carvalho, responsável pela Unidade de Cooperação da FEUP.

Gastronomia sem fronteiras

Entre os pontos altos da semana inclui-se ainda o lançamento do livro World Cookbook, um projeto do iPoint – Intercultural Contact Point que pretende dar a conhecer a gastronomia internacional através de uma série de receitas cedidas pela comunidade da Faculdade de Engenharia.

“O estudante internacional que chega à FEUP traz com ele uma enorme bagagem cultural. A gastronomia atua como elemento de identidade cultural e é muitas vezes sinónimo de orgulho e, ao mesmo tempo, de nostalgia. Este é um projeto em que o nosso iPoint depositou todo o carinho e que obteve fantástica resposta por parte da comunidade nacional e internacional da FEUP”, acrescenta Liliana Carvalho.

A apresentação do livro, que conta com contribuições de 23 nacionalidades, terá lugar no dia 31 de janeiro, pelas 12h30, no Coffee Lounge da FEUP, aliado ao momento de receção aos novos estudantes internacionais de mobilidade para o 2º semestre.

Após a apresentação do projeto, haverá ainda espaço para a mostra “Portuguese Food Tasting”, momento em que vai ser servida alguma da gastronomia tradicional portuguesa, promovendo a integração dos estudantes internacionais naquela que será a sua “nova casa” durante os próximos meses.

O programa inclui também a participação em sessões informativas e de caráter prático sobre o funcionamento da Faculdade, palestras sobre interculturalidade, visitas à cidade do Porto e “crash courses” de português.

“Importa salientar que nada disto seria possível sem o apoio incondicional dos nossos FEUP Buddies [estudantes regulares que apoiam e acolhem os estudantes estrangeiros ao longo de todo o semestre, em todos os aspetos da vida na FEUP e na cidade do Porto], cujo trabalho tem sido extraordinário”, nota Liliana Carvalho.

Os Orientation Days fazem parte de um programa mais alargado de softlanding promovido pela Faculdade de Engenharia no contexto das iniciativas de internacionalização e conta com outras ações de integração social e académica. Entre elas incluem-se um curso intensivo de Português para Estrangeiros para promover uma verdadeira imersão na cultura portuguesa.

Para mais informações, consultar a página do evento.