A Universidade do Porto lidera a tabela dos cursos com as classificações de entrada mais elevadas da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020/2021, colocando três cursos no “top 5” da lista: Engenharia e Gestão Industrial (191,3 valores), Bioengenharia (191,0) e Medicina do ICBAS (189,8).

O mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia (FEUP) é mesmo um dos três cursos que encabeçam a tabela nacional ex aequo, com a nota do último colocado a fixar-se no número recorde de 191,3 valores.

Num ano marcado por uma subida generalizada das notas de acesso, a Universidade do Porto volta a liderar o acesso ao Ensino Superior ao colocar 16 licenciaturas e mestrados integrados entre os 50 cursos com as classificações mais elevadas em Portugal. A U.Porto é, de resto, a instituição mais representada neste top 50, seguida pela Universidade de Lisboa, com 13 cursos.

A Universidade do Porto é mesmo a universidade com a maior classificação média do país, ao registar 167,6 valores como nota média de entrada nos seus 52 cursos de primeiro ciclo. Só a Universidade Nova de Lisboa se aproxima desta cifra, com uma nota média de 163,2 valores.

Duas vezes mais candidatos que vagas

Estes resultados não serão alheios ao facto de a Universidade do Porto ter novamente a maior taxa de procura do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, atraindo 1,83 candidatos em primeira opção por cada uma das suas 4691 vagas. Um valor consideravelmente superior ao registado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (1,63 candidatos por vaga), a instituição que ocupa o segundo lugar desta lista.

No total, 8572 candidatos selecionaram um dos 52 cursos da U.Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior, o que significa que a Universidade do Porto poderia preencher quase o dobro das suas vagas apenas com estes candidatos.

Ainda assim, a U.Porto registou mais estudantes colocados (4715) do que vagas disponíveis (4691), graças às vagas adicionais criadas para resolver situações de empate e colocação de candidatos sem classificação final.

Desta forma, a Universidade do Porto termina esta primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior com uma taxa de preenchimento de vagas de 100,5%. Apenas quatro dos 52 cursos da U.Porto transportam vagas para a segunda fase.

Matrículas e receção online

Conhecidos os resultados, os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem realizar o seu processo de matrícula entre as 10h00 do dia 28 de setembro (segunda-feira) e as 15h00 de 2 de outubro (sexta-feira).

As matrículas vão decorrer este ano exclusivamente através da Internet, no site www.up.pt.pt/matriculas, estando as aulas para os estudantes de primeiro ano agendadas para arrancar na semana seguinte, a partir de 6 de outubro.

As alterações de rotinas impostas pelo atual contexto epidemiológico vai refletir-se também na receção dos novos estudantes que, no entanto, não deixarão de receber as devidas boas-vindas à Universidade do Porto.

A habitual festa de receção junto à Reitoria será este ano substituída por um programa de atividades online que, de 28 de setembro a 2 de outubro, irá dar a conhecer aos novos estudantes a Universidade, as suas faculdades e os seus grupos e associações académicos.

Os estudantes de primeiro ano da U.Porto – inscritos pela primeira vez este ano letivo –  vão ter ainda a oportunidade de receber um kit de boas-vindas à Universidade com uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante o acesso privilegiado a espaços e museus da cidade do Porto e uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.