Repete-se o local e o conceito de edições anteriores, mas é com o futuro no horizonte que a Universidade do Porto vai “mudar-se”, durante quatro dias – 11 a 14 de abril -, para o Pavilhão Multiusos de Gondomar, para dar-se a conhecer aos milhares de visitantes esperados na 21.ª edição da Mostra da U.Porto.

Um ano depois de ter recebido a maior edição de sempre do evento, Gondomar volta então a acolher aquele que é o maior festival de ciência da região, e um dos eventos mais aguardados do ano na academia.

Com atividades para todas as idades, mas especialmente focadas nos futuros universitários, a Mostra da U.Porto apresenta-se como uma “janela aberta” para o que melhor se faz na melhor universidade portuguesa. A começar pela descoberta dos mais de 300 cursos que integram a oferta formativa da instituição nas diferentes áreas do conhecimento. Ou “navegando” pelas diferentes descobertas geradas nos laboratórios responsáveis por perto de um quarto de toda a produção científica nacional.

De forma a garantir a melhor experiência possível, serão “mobilizados” para Gondomar centenas de docentes, técnicos e estudantes das 14 faculdades, centros de investigação e demais serviços da U.Porto, que estarão disponíveis para auxiliar e esclarecer as dúvidas dos visitantes.

Num percurso pelo recinto, será assim possível participar em dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica propostas pelas diferentes faculdades, bem como saber mais sobre os respetivos planos de estudo e experiências extracurriculares.

Os visitantes da Mostra podem explorar os planos de estudo e saídas profissionais dos 58 cursos de licenciatura e mestrado integrado oferecidos pela U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O futuro está aí à porta

Tendo como mote “Preparar o Futuro, Conhecer o Presente”, a Mostra da U.Porto é assim o espaço ideal para esclarecer dúvidas, definir vocações, mas também para contactar com testemunhos reais de atuais estudantes da academia.

A poucos meses do arranque do Concurso Nacional de Acesso ao Ensinos Superior 2024/2025, o programa desta edição inclui também sete sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, organizadas em parceria com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e dirigidas especificamente aos estudantes do 12.º ano. Durante uma hora, serão apresentados, em detalhe, todos os procedimentos relacionados com a transição para o Ensino Superior.

A participação nestas sessões é sujeita a inscrição prévia (limitada a 160 participantes por sessão), quer se trate de grupos escolares, acompanhados por professores, ou de participantes a título individual (neste caso, a inscrição deve ser feita para o e-mail [email protected]).

Danças, simulações e muita letra

Mas há muito mais para viver nos quatro dias da Mostra. Além das atividades a decorrer em permanência nas bancas de cada faculdade/centro de investigação/serviço, a zona central do recinto irá receber eventos pontuais para todos os gostos.

Entre os momentos mais aguardados incluem-se a simulação de um julgamento (dia 12 e abril, 15h00), organizada pela Faculdade de Direito (FDUP) e várias demonstrações de suporte básico de vida protagonizados pela Faculdade de Medicina (FMUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Pelo palco central passarão também, logo no dia da abertura, pelas 14h30, as técnicas da U.Porto Talento e Carreira, para dar a conhecer aquelas que são as principais competências valorizadas no mercado de trabalho atual.

Conversas sobre desporto, arte ou educação são outras propostas de um programa non stop em que não faltarão também as habituais atuações das tunas e grupos de fado convidados.

Transporte gratuito até à Mostra

De forma a assegurar que todos têm a oportunidade de visitar a Mostra 2024, a U.Porto vai disponibilizar um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O transporte (ver horários) irá partir de cinco pontos distintos: Estação de Campanhã (início da Rua Pinto Bessa), Estação de Metro do Estádio do Dragão, Estação de Metro de Fânzeres, Planetário do Porto e Faculdade de Engenharia (Asprela).

A 21.ª Mostra da U.Porto tem entrada livre e estará de portas abertas; das 09h30 às 18h00, na quinta e sexta-feira; das 11h00 às 19h00 no sábado;  e das 11h00 às 18h00 no domingo.

Mais informações disponíveis em mostra.up.pt.