Alexandra Mendes, docente no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou recentemente o FLAD Atlantic Security Award, promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

O projeto premiado prevê o desenvolvimento de um protótipo de uma ferramenta de software que pretende fazer uso de um Large Language Model (LLM – grande modelo de linguagem) ‘treinado’ ou ajustado finamente (fine-tuned) em dados da dark web e em políticas relevantes para o Atlântico.

A ideia do projeto surgiu no seguimento da passagem de Alexandra Mendes pela Carnegie Mellon University, EUA, como Visiting Faculty através do programa CMU Portugal, onde viu uma oportunidade para alavancar uma estratégia de extração de informação que auxiliasse as autoridades. O objetivo passa por facilitar a formulação de estratégias e políticas de defesa e operações das forças de segurança contra o cibercrime, comércio ilícito e outras ameaças no Atlântico.

O prémio, no valor de 15 mil euros, “irá permitir a colaboração com vários intervenientes, tais como a FLAD, o Centro do Atlântico e o Instituto da Defesa Nacional (IDN). A solução não passa apenas por treinar/refinar o modelo, mas também por refinar os “prompts” (os comandos que nos permitem pedir ao modelo o que pretendemos), de forma a que produzam dados mais completos e relevantes no contexto da segurança e defesa do Atlântico”, explica a investigadora da FEUP.

“É um marco importante na minha carreira”, acrescenta Alexandra Mendes, a também investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), sobre uma distinção que vê como um reconhecimento do seu percurso profissional e da sua proposta de investigação.

O Atlantic Security Award resulta da parceria entre a FLAD, o Centro do Atlântico e o IDN. Este é o terceiro ano de atribuição do prémio, que permitirá aos selecionados desenvolverem os seus projetos durante um período de oito meses ao longo do ano de 2024.

Para além de Alexandra Mendes, a FLAD distinguiu também o investigador Jan Stockbruegger, do Departamento de Ciência Política da Universidade de Copenhaga (Dinamarca).