Como estão as áreas de Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados (CD) em Portugal? Quais são as necessidades das empresas que operam nestes domínios? Quem são os especialistas que trabalham em IA e CD? Estas são algumas das questões que dão mote à Mesa Redonda “Inteligência Artificial e Ciência de Dados: o futuro é agora”, que, no próximo dia 21 de junho, segunda-feira, vai reunir na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) um conjunto especialistas portugueses, da academia às empresas.

Com moderação de Rita Ribeiro e Luís Paulo Reis, docentes da FCUP e da Faculdade de Engenharia (FEUP), respetivamente, esta iniciativa, inserida no âmbito da nova licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, quer reforçar a importância da formação de recursos humanos nestas áreas, reconhecida na “AI Portugal 2030”, de junho de 2019. 

Entre os convidados confirmados estão Eduarda Mendes Rodrigues, responsável pela equipa de Engenharia e Ciência de Dados da GiffGaff, empresa de Telecomunicações londrina, Luís Sarmento, co-fundador da Inductiva Research Labs e Bruno Mourão, da Sonae MC e um dos responsáveis pela mais recente criação do primeiro supermercado sem caixas em Portugal. 

A mesa redonda destina-se a todos os que queiram saber mais sobre estas duas áreas em rápido crescimento e transformação em Portugal. De acordo com a “European Strategy for Data”, publicada em fevereiro de 2020, está prevista a aceleração da transformação digital centrada nos dados, no seu processamento, proteção e valorização. Este documento reconhece ainda que há uma falta de especialistas em dados e antevê que a Europa consiga, em 2025, suprir apenas 50% das necessidades. 

A Mesa Redonda tem início às 16h30, na Biblioteca da FCUP e terá transmissão em direto através do canal do Youtube da FCUP

Sobre a Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Resultado de uma colaboração pioneira entre as faculdades de Ciências e de Engenharia, a nova Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados da Universidade do Porto é um curso inovador que forma profissionais qualificados nos domínios da Inteligência Artificial e Ciência de Dados, áreas que têm uma forte procura por parte dos empregadores na região Norte, a nível nacional e internacional.

Com a duração de 6 semestres (correspondentes a 180 créditos ECTS), o curso fferece uma forte formação em Ciência de Computadores / Engenharia Informática e sólidos conhecimentos em Matemática. Serão ainda trabalhadas competências em programação, algoritmia, estatística, métodos numéricos, otimização, aprendizagem computacional, processamento de imagem e de língua natural, robótica e sistemas Inteligentes, segurança e privacidade.

Mais informações aqui.