Pedro Graça, professor e Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), foi distinguido este sábado, em Paris, com o “Grand Prix de la Science de l’Alimentation” da Academia Internacional de Gastronomia, durante as comemorações do 40º aniversário daquele organismo.
Atribuído pela primeira vez em 1990, este galardão destina-se a pessoas – singulares ou coletivaes – ou instituições que “tenham feito avançar as ciências da nutrição e alimentação à escala internacional”.
Com um percurso reconhecido internacionalmente no domínios das ciências da nutrição (ver perfil abaixo), Pedro Graça sucede a personalidades como Carlo Cannella, Ancel Keys ou Margaret Chan (Ex-Diretora-Geral da OMS) entre os 25 premiados em edições anteriores.
Esta é apenas a segunda vez que um académico português recebe o o “Grand Prix de la Science de l’Alimentation” da Academia Internacional de Gastronomia. Em 2019, o mesmo galardão havia sido atribuído ao médico José Pereira Miguel, antigo Diretor Geral de Saúde, Presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e membro do Comité Executivo da Organização Mundial de Saúde.
Sobre Pedro Graça
Licenciado em Ciências da Nutrição e doutorado em Nutrição Humana pela U.Porto, Pedro Graça é Professo Associado da FNAUP, instituição onde leciona desde 1997. Atualmente, desempenha as funções de diretor do Mestrado em Educação Alimentar, juntamente com as de investigador do Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional no Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP).
A par da atividade académica e científica, assumiu cargos de responsabilidade em vários organismos e internacionais na área da Nutrição e da Saúde Pública.Membro da Comissão Técnica Especializada da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e representante da U.Porto no Comité Académico da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), foi coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade, da Direção Geral da Saúde (DGS), e o ponto focal português da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Europeia na área da alimentação.
Em 2016, assumiu a direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), cargo que desempenhou até à sua eleição como diretor da FCNAUP, em dezembro de 2018. E foi já nessa qualidade que liderou a transferência da faculdade para as novas instalações no Campo Alegre, inauguradas em 2020.
Em 2019, foi distinguido com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde. Já este ano, foi um dos quatro docentes e investigadores da U.Porto reconhecidos com a Medalha de Mérito da Ordem dos Nutricionistas 2021, destinada “àqueles que pela sua ação e excelência pessoal, tenham colaborado para o desenvolvimento da nutrição e da profissão de nutricionista em Portugal”.
Mais recentemente, em 2022, recebeu o Prémio Nutricionista do Ano, atribuído pela revista “Viver Saudável”, como forma de “reconhecimento do seu percurso profissional e dedicação à causa das Ciências da Nutrição”. Nesse mesmo ano, foi reeleito diretor da FCNAUP para o quadriénio 2022-2026.