Pedro Graça, professor associado e atual Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), recebeu, no passado dia 25 de novembro, o Prémio Nutricionista do Ano, atribuído pela revista “Viver Saudável”, como forma de “reconhecimento do seu percurso profissional e dedicação à causa das Ciências da Nutrição”.

Licenciado em Ciências da Nutrição e doutorado em Nutrição Humana pela FCNAUP, Pedro Graça é docente na U.Porto desde 1997. Atualmente, desempenha as funções de diretor do Mestrado em Educação Alimentar, juntamente com as de investigador do Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional no Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP).

A par da atividade académica e científica, assumiu cargos de responsabilidade em vários organismos e internacionais na área da Nutrição e da Saúde Pública.

Membro da Comissão Técnica Especializada da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e representante da U.Porto no Comité Académico da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), foi coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade, da Direção Geral da Saúde (DGS), e o ponto focal português da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Europeia na área da alimentação.

Em 2016, assumiu a direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), cargo que desempenhou até à sua eleição como diretor da FCNAUP, em dezembro de 2018. E foi já nessa qualidade que liderou a transferência da faculdade para as novas instalações no Campo Alegre, inauguradas em 2020.

Para além do prémio agora atribuído, recebeu, em 2019, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde. Já este ano, foi um dos quatro docentes e investigadores da U.Porto reconhecidos com a Medalha de Mérito da Ordem dos Nutricionistas 2021, destinada  “àqueles que pela sua ação e excelência pessoal, tenham colaborado para o desenvolvimento da nutrição e da profissão de nutricionista em Portugal”

A distinção de Pedro Graça foi o ponto alto da gala de entrega da 2.ª edição dos Prémios Viver Saudável, que decorreu no Casino de Espinho. Além do Diretor da FCNAUP, foram ainda distinguidos três projetos nas categorias de “Nutrição Comunitária e Saúde Pública”, “Nutrição Clínica” e “Alimentação Coletiva e Restauração”.