A equipa “Heroes of the C”, composta por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, acaba de colocar a Universidade do Porto no top 25 das melhores universidades do mundo, ao conquistar o 22.º lugar, ex-aequo com outras 13 universidades, na 47.ª edição da final mundial do ICPC (International Collegiate Programming Contest), a maior, mais antiga e mais prestigiada competição universitária de programação e algoritmia.

Após as cinco horas de prova, a equipa “Heroes of the C”, composta por Duarte Nóbrega e Paulo Sousa, do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP, e Kevin Pucci, do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, conseguiu resolver seis dos 11 problemas propostos.

“Se considerarmos também as penalizações relacionadas com o tempo de submissão, a classificação com desempates seria o 33.º lugar. Este é um lugar muito meritório, no top-10 das universidades da região da Europa e à frente de universidades de grande prestígio como Oxford, ETH, Stanford ou Berkeley”, destaca Pedro Ribeiro, professor do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP e treinador da equipa.

Esta foi a segunda participação de uma equipa portuguesa nas finais mundiais, depois de, em 2019, uma equipa também da U.Porto ter conquistado o 41.º lugar na final mundial, organizada pela Universidade.

A 47.ª edição da final mundial do ICPC realizou-se de 14 a 19 de abril em Luxor, no Egito e contou com a participação de 130 equipas das melhores universidades de todo o mundo. Os vencedores da competição foram uma equipa russa da National Research University Higher School of Economics.

Segue-se, em setembro, uma nova participação dos “Heroes of the C” no ICPC. Desta vez, estarão a participar na final de 2024 em Astana, no Cazaquistão, no que será o corolário de uma temporada competitiva que fala por si: venceram as edições 2022 e 2023 da MIUP, conquistaram medalhas de prata em 2022 e de ouro em 2023 no SWERC (regional internacional com equipas do sudoeste da Europa que ditou o apuramento para a 47.ª edição do ICPC) e conquistaram um lugar no Top-10 na 1.ª edição do EUC (a final europeia).

Os Heroes of the C resolveram com sucesso a maior parte dos desafios colocados aos participantes na 47.ª edição da final mundial do ICPC. (Foto: DR)

Sobre o ICPC

Anualmente, participam nesta competição mais de 300 mil estudantes representando mais de 3000 universidades de mais de 100 países de todo o mundo. O ICPC tem várias rondas (nacionais e internacionais) e culmina com uma grande final mundial.

A edição mais recente desta final realizou-se de 14 a 19 de abril de 2024 em Luxor, no Egito. Nela realizaram-se simultaneamente as 46.ª (edição 2022) e 47.ª (edição 2023) finais mundiais, ditando finalmente o regresso à “normalidade” depois de anos marcados pela pandemia e pela tensão geopolítica no médio oriente.