Professor na FCNAUP desde 1997, Pedro Graça dirige, desde 2016, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Pedro Graça, professor associado da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e atual Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), será o diretor da FCNAUP nos próximos quatro anos (2018-2022). A decisão foi anunciada esta segunda-feira, pelo Conselho de Representantes da faculdade.

Licenciado em Ciências da Nutrição e doutorado em Nutrição Humana pela FCNAUP, Pedro Graça é docente na U.Porto desde 1997, sendo atualmente o regente das unidades curriculares de Política Nutricional e de Comunicação na Licenciatura em Ciências da Nutrição.

A par da atividade académica e científica, desempenha funções de relevo em vários organismos e internacionais na área da Nutrição e da Saúde Pública.

Membro do Conselho Científico da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e ponto focal português da OMS e Comissão Europeia na área da alimentação, é, desde 2010, o coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade, da Direção Geral da Saúde (DGS). Em 2016, assumiu a direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, uma iniciativa da DGS tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população portuguesa.

Pedro Graça é ainda colaborador regular de vários órgãos de comunicação social nacionais.

A tomada de posse do Diretor da FCNAUP está marcada para o próximo dia 12 de dezembro, às 11h30, na Reitoria da U.Porto.