Para quem olha de fora, parece ter estado sempre lá. Mas uma vez dentro do edifício branco que se projeta no n.º 823 da Rua do Campo Alegre, paredes meias com a Faculdade de Ciências, a mudança recente é denunciada pelo cheiro a plástico e tinta fresca, e pelas pilhas de caixotes que vão espreitando por detrás das paredes imaculadas. Afinal, ainda há muito para “processar” na nova casa da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). A começar pelas expectativas acumuladas ao longo de mais de quatro décadas.

“As pessoas ainda estão a adaptar-se novo edifício, mas a sensação que nos tem sido transmitida é de grande alegria e satisfação por a faculdade ter finalmente uma casa própria e instalações condignas ao fim de 44 anos”, reconhece Alejandro Santos, vice-diretor da FCNAUP e um dos rostos por detrás do projeto que demorou perto de cinco anos e 3,1 milhões de euros a ver a luz do dia.

As palavras soam a um suspiro de alívio. E não é por acaso. Parte do passado fazem agora os pavilhões pré-fabricados e as instalações emprestadas pela Faculdade de Medicina e, na última década, pela Faculdade de Engenharia. “Fomos sempre muito bem tratados e tivemos acesso a tudo aquilo de que necessitávamos. Mas, com o novo edifício, ganhamos sobretudo a capacidade de gerir de forma autónoma aquilo que são as nossas necessidades, bem como infraestruturas dedicadas especificamente para as atividades de ensino e investigação da faculdade”, nota o docente.

Regresso às origens

Para comprová-lo, convida-se a um percurso pelos cinco pisos que compõem o complexo projetado pelo arquiteto João Ferreira e que, numa outra vida, acolheu o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC). Qualquer semelhança é, porém, pura coincidência. Entre as novas valências, pensadas de raiz, perde-se a conta aos modernos anfiteatros, laboratórios e outros espaços de investigação, salas de estudo, salas de computadores e uma biblioteca. A estes soma-se ainda uma área totalmente vocacionada para a prestação de serviços à comunidade, espaços de convívio para os estudantes ou uma versão “século XXI” da famosa “cozinha” experimental da FCNAUP. Nos momentos de descanso, será também difícil resistir a uma visita aos amplos pátios e terraços interiores, com direito a vista para o mar.

“A partir de agora, já não poderá haver a desculpa da falta de instalações para impedir o crescimento da faculdade”, destaca Alejandro Santos, para quem a gestão do novo edifício “será um enorme desafio mas também uma enorme oportunidade”.

Para agarrá-la, a FCNAUP conta com uma “família” mais unida do que nunca. Como refere o vice-diretor, “o facto de a própria comunidade académica estar mais concentrada permite uma coisa que existia nos inícios da faculdade, que é uma maior proximidade entre os estudantes e os professores”.

A Casa de Nutrição está também de portas abertas às faculdades vizinhas do Campo Alegre, e não só. “Há uma tradição de muitas décadas de colaboração com outras faculdades. A nossa intenção é que ela se mantenha e se reforce!”.

Celebrar em casa

Mas, por agora, o tempo é mesmo de assentar arraiais e ter tudo a postos para receber, a partir desta segunda-feira, os estudantes de licenciatura (os de pós-graduação já foram conhecendo os cantos à casa na semana passada). Mesmo se o momento não convida a festas. “Tivemos o azar de estar a estrear o edifício num contexto muito complexo. Quando finalmente temos casa nova, não podemos ter cá os estudantes e os professores todos”, lamenta Alejandro Santos.

Também por isso, o novo edifício não terá a festa de inauguração merecida. “Este é um ano atípico, que nos vai impor muitas limitações. Mas espero que as condições que vamos encontrar nos permitam manter uma atividade regular”. Para já, fica uma certeza. “Agora, respira-se” na FCNAUP…

Um pouco de história…

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação tem as suas raízes no bacharelato em Nutricionismo da Universidade do Porto, criado em 1976. A faculdade só viria a ser oficialmente constituída em julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (a atual designação data de 1999).