Os arquitetos Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos — atelier Menos é Mais —, docentes convidados da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), venceram o Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2023 de Arquitetura pela obra de reabilitação do edifício da Companhia de Seguros ‘A Nacional’, inserida num percurso de referência na cultura arquitetónica portuguesa.

O júri constituído por Ana Tostões (presidente), Ana Anacleto, João Belo Rodeia, Lígia Afonso e Susana Ventura justifica a atribuição do Prémio “pela subtileza das intervenções no edificado original – da inicial autoria do arquiteto portuense José Marques da Silva – , que poderão designar-se de ‘cirúrgicas’, possibilitando uma delicada adaptação de uso sem criação de dissonâncias, com especial atenção à invisibilidade das infraestruturas”.

Assim, para o júri, “constitui um contributo exemplar no âmbito dos atuais debates em torno da reabilitação e reutilização do património arquitetónico e da sua integração na cidade.”

A par da singularidade da obra, com a atribuição deste prémio destaca-se, igualmente, “o consistente trajeto disciplinar de grande rigor dos autores, inseparável de um conhecimento minucioso sobre a arte da construção”.

O Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2023 de Artes Visuais foi atribuído a Carlos Bunga, pela importância das exposições realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d’Art de Valencia, no Sarasota Art Museum da Florida, a participação na 35.ª Bienal de São Paulo. O artista Carlos Bunga passou recentemente pela FAUP onde foi um dos convidados do Seminário #2 Mais do que Casas, promovido pela FAUP e com curadoria de Teresa Novais e Luís Tavares Pereira.

Sobre Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos

Cristina Guedes (Macau) e Francisco Vieira de Campos (Porto) fundaram o atelier Menos é Mais Arquitectos em 1994. As suas obras são uma resposta pragmática a contextos específicos, como são disso exemplo a Adega Gravítica da Quinta do Vallado, no Douro; as estações do Teleférico de Gaia e o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas (com João Mendes Ribeiro), na ilha de S. Miguel, nos Açores. Estes últimos trabalhos estiveram expostos na Bienal de Veneza de 2016 “Reporting from the front” e de 2018 “Public Without Rhetoric”.

Ambos os arquitetos combinam a prática com o ensino: Cristina Guedes é Professora Convidada em diversas universidades nacionais e internacionais, nomeadamente na USI-Universidade da Suíça Italiana – Accademia di Architettura di Mendrisio (2018-2022) na UAL, FAULP e na FAUP; já Francisco Vieira de Campos é Professor Convidado na FAUP e na Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra, em Pamplona (2019). Na FAUP, lecionam, respetivamente, as disciplinas de Projeto 2 e Projeto 4.

Entre os vários prémios recebidos, destacam-se os mais recentes como o Prémio Secil de Arquitetura em 2020 (Lisboa), o Prémio AIT em 2020 (Frankfurt), o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira em 2020 (Alcobaça), o Prémio Internacional de Restauro em Arquitetura BIGMAT’17 (Luxemburgo), o Prémio FAD em 2016 (Barcelona) e o Prémio BIAU de Arquitetura em 2016 (São Paulo), 2012 (Cádiz) e 2006 (Montevideo). A Menos é Mais foi também nomeada para o Prémio Mies van der Rohe em 2019, 2015, 2013 e 2009 (Barcelona).

Cristina Guedes  e Francisco Vieira de Campo foram agraciados pelo Royal Institute of British Architects com o título de International RIBA Fellows.

Sobre os Prémios AICA

Os Prémios AICA têm reconhecido, desde 1981, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizem uma contribuição de excelência para a cultura e a arte (ver lista de premiados em anexo), e que desde início tem contado com o apoio da área governativa da Cultura.

Os Prémios AICA/MC/Millennium bcp 2023 marcam a continuação da parceria com o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes e a Fundação Millennium bcp.

Em edições anteriores, foram distinguidos vários docentes e antigos estudantes da FAUP. A lista completa pode ser consultada no site da AICA.