A Universidade do Porto disponibiliza um total de 4684 vagas para um novo máximo de 57 cursos de licenciatura (51) e mestrado integrado (6), ao abrigo do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público 2023/2024, cuja 1.ª fase arrancou esta segunda-feira, dia 24 de julho.

De acordo com os dados revelados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a melhor universidade portuguesa apresenta-se a esta Concurso Nacional de Acesso com o segundo maior número de vagas de sempre, apenas superado pelas 4700 disponibilizadas no ano letivo que está agora a terminar.

Da oferta formativa da U.Porto para o próximo ano letivo há a destacar as 25 vagas reservadas para a nova licenciatura em Bioinformática, lançada pela Faculdade de Ciências (FCUP), em parceria com a Faculdade de Farmácia (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

O novo curso de Bioinformática junta-se assim às cinco licenciaturas da U.Porto – Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Engenharia Agronómica, , Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada – abrangidas pelo Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto, e cujos estudantes têm acesso a bolsas de estudo e de mérito financiadas ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)

Os outros cursos da U.Porto que reforçam a oferta de vagas em 2023/2024 são: Matemática Aplicada da FCUP (mais 15 vagas, passando para 55), Engenharia Mecânica da FEUP (10 novas vagas, num total de 210), Línguas e Relações Internacionais da FLUP (mais 10 vagas, 76 no total), Línguas Aplicadas da FLUP (mais 8, num total de 60), Bioengenharia da FEUP (mais 6 vagas, 98 no total), Engenharia e Gestão Industrial da FEUP (mais 4 vagas, 111 no total), Medicina Veterinária do ICBAS (mais 2 vagas, 63 no total), Engenharia Informática e Computação da FEUP (mais 1 vaga, 284 total) e Medicina Dentária da FMDUP (mais 1 vaga, para um total de 66 vagas).

Em sentido contrário, a licenciatura de Direito da FDUP tem uma redução de 17 vagas no Concurso Nacional de Acesso deste ano, passando a apresentar 155 vagas contra as 172 disponibilizadas no ano passado. O mesmo acontece com a licenciatura de Engenharia e Biotecnologia Florestal (menos 26 vagas, agora com 15), com sede administrativa na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e lecionado em conjunto com a FCUP.

A nova licenciatura em Bioinformática, sediada na FCUP, faz a sua estreia no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. (Foto Egidio Santos/U.Porto)

Engenharia Informática lidera nos cursos. FEUP nas faculdades

À semelhança do ano que agora termina, a lista de cursos da U.Porto com mais vagas disponíveis para 2023/2024 volta a ser liderada pela Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação, com 284, seguida do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP), com 245, e da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, com 230.

Neste “clube 200” entram também as licenciaturas em Economia e Gestão da Faculdade de Economia (FEP), ambas com 208 vagas, e a Licenciatura em Engenharia Mecânica da FEUP, com 210.

Numa análise por faculdade, os cursos da Faculdade de Engenharia são os que contribuem com mais vagas (1198) para as contas da U.Porto, representando mais de um quarto do total de lugares disponíveis.

Seguem-se as faculdades de Ciências (790 vagas para 16 cursos), Letras (713 vagas/13 cursos), Economia (416 vagas/dois cursos), ICBAS (253 vagas/três cursos), Medicina (245/um curso), Direito (201 vagas/dois cursos), Farmácia (175 vagas/um curso), Psicologia e Ciências da Educação (170 vagas/dois cursos), Belas Artes (146 vagas/três cursos), Desporto (123/um curso), Arquitetura (123 vagas/um curso), Medicina Dentária (66 vagas/um curso) e de Ciências da Nutrição e Alimentação (65 vagas/um curso).

A Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação volta a liderar a lista dos cursos com mais vagas disponíveis. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

No total, as instituições de ensino superior universitário e politécnico públicas nacionais abrem 54.311 vagas para o CNAES 2023/2024, mais 671 do que no ano anterior e mais 275 do que as que haviam sido anunciadas em abril passado.

A U.Lisboa é a instituição com mais lugares disponíveis (7.424), logo seguida da U.Porto (4684). Ao Instituto Politécnico do Porto cabe a maior subida do ano, com um total de 3.183 vagas, mais 111 do que em 2022/2023.

Recorde-se que a Universidade do Porto liderou de forma destacada a tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior em Portugal no ano letivo 2022/2023. Dos dez cursos que registaram a nota de acesso mais elevada no país no ano que agora termina, metade são da U.Porto, com Medicina do ICBAS (189,0 valores), Engenharia e Gestão Industrial (187,3) e Medicina da FMUP (187,2) a destacar-se no “top 5”.

A U.Porto foi também a universidade com a mais alta nota média de acesso no Ensino Superior, ao registar 166.9 valores como classificação média de entrada na  1ª fase do CNAES 2022/2023.

Um concurso recheado de novidades

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024 fica marcado pela concretização de um conjunto de medidas que visam otimizar o sistema de acesso ao ensino superior em Portugal. A começar pela antecipação do calendário de colocações (ver datas abaixo), de modo a garantir que todos os novos estudantes iniciam a atividade praticamente em simultâneo, independentemente da fase em que ingressarem.

Adicionalmente, o concurso deste ano terá pela primeira vez um contingente prioritário para estudantes carenciados economicamente (beneficiários de escalão A da ação social escolar), de forma a “promover a equidade e as oportunidades de mobilidade social”. Para estes estudantes estão reservadas 2028 vagas para cursos da U.Porto e das restantes instituições de ensino superior públicas

Registe-se ainda o alargamento do contingente prioritário para candidatos emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso. Esta medida  visa “ampliar as suas possibilidades de ingresso e melhor se compatibilizar com os prazos de conclusão dos anos letivos nos países de emigração”.

Como e quando realizar a candidatura?

As candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024 devem ser submetidas online, através do sistema disponibilizado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

A 1.ª fase do concurso decorre de 24 de julho a 7 de agosto, com a lista de colocados a ser publicada a 27 de agosto, data após a qual os estudantes devem matricular-se na respetiva instituição de ensino até ao dia 30 de agosto.

Na 2.ª fase do concurso, as candidaturas devem ser apresentadas de 28 de agosto a 5 de setembro e os resultados serão publicados a 17 de setembro.

Já a 3.ª fase tem candidaturas abertas de 22 a 25 de setembro, com os respetivos resultados a serem conhecidos a 30 de setembro.

A Universidade do Porto ajuda

Para retirar dúvidas e apoiar os candidatos em todo o processo, a U.Porto dispõe, tal como nos anos anteriores, de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), que estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h45.

O atendimento é assegurado, preferencialmente, via telefone, através do número 220 408 237, e/ou através do e-mail [email protected]. O GAES-UP disponibiliza ainda um serviço de atendimento via chat / WhatsApp (só por mensagem escrita), no mesmo horário, através dos números 967 180 416 e/ou 967 180 457

Está igualmente prevista uma modalidade de atendimento presencial, destinada sobretudo aos candidatos detentores de habilitação estrangeira e candidatos ao abrigo de contingentes e regimes especiais (que exigem comprovação documental das respetivas condições). Nestes casos, o atendimento realiza-se no edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira, 4099-022 Porto) – das 09h15 às 12h30 e das 14h00 às 16h45 – e está sujeito a marcação prévia, através da plataforma criada para o efeito.

De forma a apoiar os candidatos no processo de escolha, a U.Porto disponibiliza ainda um portal com informação detalhada sobre a instituição e a sua oferta formativa. 

Aconselha-se igualmente a consulta do portal Infocursos, que disponibiliza dados e estatísticas sobre cursos superiores, proporcionando mais informação e contribuindo para apoiar os estudantes nas escolhas de curso no ensino superior no momento da sua candidatura.