A Universidade do Porto vai disponibilizar 70 vagas adicionais para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, passando assim a contar com um número recorde de 4674 vagas disponíveis para os candidatos ao Ensino Superior 2022/23.

Este acréscimo de vagas surge como resposta ao apelo do Governo para que as instituições de Ensino Superior reforçassem a sua oferta de vagas dado o “aumento considerável de candidatos” na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso.

Um total de 1001 vagas novas foram criadas em todo o país e, tendo em conta este novo mapa, os candidatos ao Ensino Superior vão poder, excecionalmente, apresentar candidatura ou eventual alteração das opções de candidatura já apresentadas este domingo, dia 28 de agosto, na plataforma da DGES.

Na Universidade do Porto, 16 das 55 licenciaturas e mestrados integrados vão ter agora vagas adicionais. As maiores subidas registam-se nos cursos de Ciências Farmacêuticas (FFUP), com 12 vagas adicionais, Bioquímica (FCUP) com 10 novas vagas e Engenharia Física, Física e Matemática, também da FCUP, com 6 vagas adicionais cada. A distribuição completa de vagas está disponível em www.up.pt/acesso.

Recorde-se que, logo no arranque do Concurso Nacional de Acesso, a Universidade do Porto havia sido a instituição de ensino superior público que registou um maior aumento de vagas face ao ano anterior.

A U.Porto disponibilizou este mais 198 vagas do que em 2021/22, passando assim a dispor de um total de 4604 vagas, um número recorde na história da instituição. Um recorde que foi agora novamente batido com o acréscimo destas 70 vagas adicionais.