A Universidade do Porto prepara-se para oferecer quatro novas licenciaturas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2022/2023, elevando assim para 56 cursos a sua oferta de primeiro ciclo (licenciaturas e mestrados integrados). As licenciaturas em DesenhoLiteratura e Estudos Interartes Matemática Aplicada são estreias absolutas na U.Porto, enquanto Engenharia Agronómica abre vagas pela primeira vez através do Regime Geral de acesso.

Suportada na forte tradição do Desenho no ensino artístico na Universidade, a nova Licenciatura em Desenho da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) apresenta-se como um curso inovador a nível nacional, uma vez que “explora o desenho na relação entre o campo artístico e as suas aplicações profissionais em setores como a narrativa gráfica, o desenho para animação, o desenho digital aplicado, ou a ilustração científica e médica”.

Assente numa sólida preparação de base em meios analógicos e tecnologias digitais, o curso permitirá dotar os estudantes de uma “formação transversal e qualificada em Desenho entre a Arte e Ciência”.

Já a Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes é organizada pela Faculdade de Letras (FLUP) e pretende “dotar os estudantes das competências adequadas ao exercício de profissões do campo da mediação cultural”, nas quais a Literatura é, por norma, articulada com outras práticas artísticas, designadamente com as Artes Visuais e Audiovisuais e com as Práticas Teatrais.

O plano de estudos da nova licenciatura da FLUP focar-se-á na aquisição de conhecimentos no âmbito dos Estudos Literários e dos Estudos Interartes, com destaque para a Literatura Portuguesa.

Por fim, a nova Licenciatura em Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências (FCUP) surge como resposta ao crescente interesse de variadas entidades empregadoras por formações em Matemática Aplicada, motivado pela complexidade dos desafios atuais e pela necessidade de inovação.

Combinando uma forte formação matemática com conhecimentos aprofundados em Computação e Física, os futuros diplomados em Matemática Aplicada ficarão habilitados a desempenhar funções em empresas de consultadoria financeira e de serviços atuariais, indústria, instituições públicas e institutos de investigação.

Entre as opções ao dispor dos candidatos ao CNAES 2022/2023 estará também, pela primeira vez, a Licenciatura em Engenharia Agronómica da FCUP. Esta formação destina-se a candidatos que pretendam obter uma sólida formação ancorada nas ciências de base da Agronomia, através de um percurso centrado nos domínios da Produção Agrária ou da Tecnologia e Ciência Alimentar.

Com a duração de três anos (correspondentes a 180 ECTS), os quatro cursos deverão então estar já disponíveis na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023, a decorrer de 25 de julho a 8 de agosto.

Mais licenciaturas e vagas no horizonte

O lançamento das licenciaturas em Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada insere-se no Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto, uma iniciativa ambiciosa que espera atrair mais de 9.500 novos estudantes para a Universidade do Porto até junho de 2026.

Abarcando os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos», este programa prevê um investimento total de 16.326 milhões de euros, cofinanciando pelos fundos do programa «Next Generation EU» através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Desta verba, cerca de 7 milhões de euros serão então canalizados para o programa «Impulso Jovens STEAM», que visa o reforço da oferta formativa de 1.º ciclo no domínios das Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), através da criação de cinco novas licenciaturas interdisciplinares.

Para além dos três novos cursos que abrirão portas em 2022/2023, este esforço prevê ainda o lançamento, no ano letivo 2023/2024 – e mediante a acreditação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) – de mais duas licenciaturas em Bioinformática e em Saúde Digital e Medicina de Translação.

Para os próximos anos, prevê-se igualmente o aumento do número de vagas nas licenciaturas em Engenharia Agronómica e em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, bem como o reforço de vagas em ciclos de estudos das áreas STEAM classificados com índice de excelência.