Já são conhecidos os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023. Com um total de 4626 candidatos colocados (em 4674 possíveis), a Universidade do Porto lidera de forma destacada a tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior em Portugal. Dos dez cursos com a nota de acesso mais elevada no país, metade são da U.Porto.

No topo da tabela destaca-se o Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com uma nota média de entrada de 189,0 valores. Entre os cinco cursos superiores que registam a classificação média de entrada mais elevada em Portugal incluem-se ainda a licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (187,3) e o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto (187,2).

Já o “top 10” inclui ainda a licenciatura em Bioengenharia (186,5 valores) e o Mestrado Integrado em Arquitetura (185,5), numa lista onde apenas duas outras instituições estão representadas para além da U.Porto (a Universidade de Lisboa, com três ciclos de estudo, e a Universidade do Minho, com dois).

Prosseguindo a análise aos resultados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), verifica-se ainda que vários cursos da U.Porto registam as mais altas notas de entrada do país na respetiva área de estudo. São os casos da Medicina (ICBAS com 189,0 valores), Arquitetura (185,5), Línguas (Línguas e Relações Internacionais com 183,2 valores), Psicologia (179,0), Direito (176,8), Economia (174,0) ou Criminologia (170,2).

Nota média de entrada sobe em ano de recordes

Apesar de se ter apresentado ao CNAES com um número recorde de vagas e de cursos, a U.Porto reforçou, mesmo assim, o estatuto de instituição com a mais alta nota média de entrada neste Concurso Nacional de Acesso, registando 166,9 valores como média da classificação ponderada do último colocado das suas 55 licenciaturas e mestrados integrados.

Apenas a Universidade Nova de Lisboa se aproxima deste número, com uma média de 163,0 valores, seguida da Universidade de Lisboa (158,2) e do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (157,4).

A estes resultados não é alheio o facto de a Universidade do Porto atrair 1,8 candidatos para cada uma das suas 4674 vagas disponibilizadas a concurso. No total, 8504 candidatos selecionaram um dos 55 cursos da U.Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior.

Novos cursos com nota máxima

O Concurso Nacional de Acesso 2022/2023 fica ainda marcado pela estreia absoluta de três novas licenciaturas criadas pela U.Porto nas áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Uma estreia em pleno, ou não tivessem preenchido a totalidade das vagas a concurso.

Com 25 vagas preenchidas, a licenciatura em Desenho  foi a que registou a média de entrada mais alta (172,0 valores) entre os novos cursos da Universidade.

Já as licenciaturas em Matemática Aplicada (40 vagas ocupadas) e Literatura e Estudos Interartes (42 vagas ocupadas) registaram como nota de candidatura do último colocado 156,0 e 142,4 valores, respetivamente.

99% das vagas preenchidas

Feitas todas as contas, ficaram apenas por preencher 71 vagas das 4674 vagas disponibilizadas pela U.Porto, o que perfaz uma taxa de preenchimento de 99%.

Distribuídas pelas licenciaturas em Química (21), Engenharia Agronómica (18), Engenharia Geoespacial (15), Engenharia de Minas e Geoambiente (11) e Física (6), as vagas sobrantes estarão acessíveis na 2.ª fase do CNAES, a decorrer de 12 a 23 de setembro,  através do sistema online disponibilizado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

No total, foram colocados 49806 estudantes nesta 1.ª fase do CNAES, valor que, de acordo com o comunicado oficial do MCTES, configura “o segundo maior número de colocados de sempre”.

Matrículas e regresso da festa de receção

Conhecidos os resultados, os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem realizar o seu processo de matrícula entre as 10h00 do dia 12 de setembro (segunda-feira) e as 15h00 de 16 de setembro (sexta-feira). À semelhança dos últimos anos, as matrículas para 2022/2023 vão decorrer em formato online através do site www.up.pt.pt/matriculas,

As aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto vão arrancar na semana seguinte, a partir de 19 de setembro, juntamente com as atividades de receção promovidas pelas diferentes faculdades.

Antes, na tarde de 16 de setembro, os mais de 8 mil novos estudantes da U.Porto – aos mais de 4600 “caloiros” agora colocados juntam-se os estudantes de 1.º ano de Mestrado e Doutoramento, e os estudantes que ingressaram na Universidade ao abrigo dos concursos especiais –  vão receber as boas-vindas à Universidade do Porto, na festa de receção aos novos estudantes que irá decorrer na Praça Gomes Teixeira, em frente ao edifício da Reitoria.

Três anos depois, os novos membros da comunidade U.Porto vão poder celebrar a sua chegada à Universidade numa festa com muita música, animação e presentes de boas-vindas, desenhada para facilitar a sua integração na universidade e na cidade.

Será também na sessão de receção que oos estudantes de primeiro ano da U.Porto – inscritos pela primeira vez este ano letivo –  vão receber o kit de boas-vindas à Universidade composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante o acesso a uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.

O programa de boas-vindas aos novos estudantes da U.Porto pode ser consultado em www.up.pt.pt/welcome. Neste portal está igualmente acessível o novo Guia do Estudante da U.Porto, composto por um conjunto de informações especialmente úteis para todos os que acabam de ingressar na Universidade.