A partir do ano letivo 2023/2024, os novos e atuais estudantes das cinco licenciaturas que integram o «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto«Impulso Jovens STEAM» (IJS), vão poder beneficiar de bolsas de estudo e de mérito, financiadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Entre os apoios agora aprovados, e já previstos no Contrato-Programa celebrado, em 2021, entre a U.Porto e a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), incluem-se as «Bolsas de incentivo», destinadas a novos estudantes que ingressem pela primeira vez no Ensino Superior e que se matriculem no 1.º ano das Licenciaturas em Desenho (FBAUP), Engenharia Agronómica (FCUP), Inteligência Artificial e Ciência de Dados (FCUP), Literatura e Estudos Interartes (FLUP) e Matemática Aplicada (FCUP).

Para se candidatarem a estas bolsas, os estudantes devem cumprir vários critérios de elegibilidade, incluindo: ser residente em território nacional; não ser titular de um grau académico; estar inscrito, a tempo integral, no 1.º ano pela 1.ª vez num dos ciclos de estudos abrangidos; e ter ingressado pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Sendo intuito estratégico deste programa promover o combate ao abandono escolar e a mitigação de desigualdades socioeconómicas, os candidatos deverão ainda enquadrar-se em pelo menos um dos seguintes perfis: estudantes provenientes de escolas incluídas no Programa TEIP; estudantes deslocados; estudantes beneficiários de abono de família; mulheres estudantes; e estudantes que tenham ingressado pelo contingente especial para candidatos com deficiência.

A bolsa corresponde ao valor da propina anual do curso (para estudantes nacionais inscritos em regime de tempo integral), devendo o pagamento ser realizado em duas prestações.

Premiar os melhores estudantes

Para além das bolsas de incentivo, serão também atribuídas «Bolsas de distinção académica», no mesmo valor, aos estudantes com melhor desempenho académico em cada ano curricular, nos ciclos de estudos abrangidos.

São elegíveis para receber este apoio os estudantes que tenham obtido aproveitamento escolar excecional (média igual ou superior a 16 valores) no ano letivo a que se reporta a bolsa.

Das bolsas de mérito a atribuir, metade estão reservadas para as mulheres estudantes (25%) e para os estudantes beneficiários de bolsa de estudo ao abrigo da ação social escolar (25%) com as médias mais elevadas.

Os procedimentos de candidatura (prazos, número de bolsas, etc.) para atribuição das «Bolsas de incentivo» e das «Bolsas de distinção académica» decorrerão nas três faculdades responsáveis pelas cinco licenciaturas já integradas no catálogo formativo do projeto (FBAUP, FCUP e FLUP).

Para mais informações, consultar o Regulamento para a Atribuição de Bolsas no âmbito das Licenciaturas da U.Porto integradas no Programa «Impulso Jovens STEAM» (PRR).

Um programa ambicioso

Com este programa de bolsas, espera-se então aumentar a atratividade dos ciclos de estudos abrangidos pelo Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto e, ao mesmo tempo, promover o sucesso escolar dos estudantes.

Abarcando os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos», este projeto ambicioso tem como grande objetivo atrair mais de 9.500 novos estudantes para a Universidade do Porto até junho de 2026, canalizando para o efeito um investimento total de 16.326 milhões de euros, cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» através do PRR

Desta verba, cerca de 7 milhões de euros destinam-se programa «Impulso Jovens STEAM», que visa o reforço da oferta formativa de 1.º ciclo no domínios das Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Para além das novas licenciaturas em Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada, que tiveram a sua primeira edição em 2022/2023, este esforço prevê também o lançamento – mediante a acreditação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) – de mais duas licenciaturas em áreas STEAM.

Para os próximos anos, prevê-se ainda assegurar um número reforçado de vagas nas licenciaturas em Engenharia Agronómica e em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, bem como em 1.ºs ciclos de estudos (licenciaturas) das áreas STEAM classificados com índice de excelência.