Cerca de 130 estudantes do ensino secundário acederam ao desafio e “atreveram-se a ser ICBAS”, no passado dia 19 de julho. O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) abriu as portas pela quarta vez a mais um Dia Aberto dirigido aos alunos em fase de escolha do curso superior, e aproveitou para apresentar em primeira mão a nova licenciatura em Bioinformática da Universidade do Porto.

“Este pode ser o início do vosso futuro” disse, em tom de boas-vindas, o diretor do ICBAS. Dirigindo-se à plateia muito completa do salão nobre do complexo ICBAS/FFUP, Henrique Cyrne Carvalho colocou o timbre nos fatores diferenciadores da escola que dirige e na transversalidade que advém dos vários cursos oferecidos. “Nós somos ICBAS no conjunto. Não somos o curso de Medicina, de Medicina Veterinária, de Ciências do Meio Aquático, de Bioquímica ou de Bioengenharia. Somos ICBAS. E os estudantes que vierem para aqui vão perceber que é este benefício de interação entre o conhecimento das várias áreas que permite a cada um robustecer o seu próprio conhecimento”, reforçou o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

O diretor do ICBAS, Prof. Doutor Henrique Cyrne Carvalho deu as boas-vindas aos futuros estudantes.

Por sua vez, a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) do ICBAS, responsável pela organização da iniciativa, reconheceu a importância da atual fase de escolha vocacional no caminho de futuro dos participantes. “Sabemos da vossa ansiedade nesta fase, porque assumem que esta é a decisão. Mas, ainda que importante, esta será apenas mais uma decisão”, tranquilizou Isabel Lourinho, reforçando “Nós acreditamos que o ICBAS pode ser esse sítio onde poderão crescer profissionalmente e enquanto pessoas. Queremos que quem nos escolhe seja porque se identifica connosco”.

A sessão de esclarecimento que deu início ao Dia Aberto de 2023 contou com a apresentação de cada um dos cursos oferecidos pelo ICBAS – Medicina, Medicina Veterinária e Ciências do Meio Aquático –, e ainda dos cursos partilhados com outras unidades orgânicas da U.Porto – Bioquímica, Bioengenharia e a recém-criada licenciatura em Bioinformática, que entrará em funcionamento já no próximo ano letivo, numa parceria entre as Faculdades de Ciências e de Farmácia, e o ICBAS.

“Estou ainda mais seguro de que quero escolher o ICBAS!”

O programa do Dia Aberto incluiu ainda com um momento dedicado a sessões de esclarecimento temáticas em que atuais estudantes e alumni da instituição partilharam com os participantes as suas experiências relativamente a planos de estudo e ambiente académico, possibilidades de investigação, empregabilidade e saídas profissionais. A tarde terminou com uma performance musical do Coral das Biomédicas e um “Peddy Paper” de reconhecimento dos principais espaços da escola, organizado pela AEICBAS.

Uma oportunidade de contacto privilegiado com a instituição que, nas palavras dos participantes, parece ter-se refletido de forma positiva no processo de decisão: “Agora estou mais seguro de que quero escolher medicina. Gostei muito de ouvir o diretor do curso, o que me motivou ainda mais a escolher o ICBAS como a minha casa no próximo ano”, confessou Hélio Capela, um dos participantes. Também Margarida Lopes se demonstrou “muito esclarecida”: “O Dia Aberto deu-me mais um incentivo para escolher o ICBAS como minha primeira opção”, revelou.