A Universidade do Porto é a grande dominadora da tabela de classificações da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2023/2024, ao colocar seis cursos no «top 10» das notas mais altas de entrada,.

Com um total de 4.635 candidatos colocados (para 4.706 vagas disponibilizadas), a melhor universidade portuguesa volta assim a liderar de forma destacada a tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior do país.

Os cursos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com 186,8 valores, Engenharia e Gestão Industrial (185,5), Arquitetura (184,5), Bioengenharia (184,5), Medicina da Faculdade de Medicina (183,5) e Línguas e Relações Internacionais (182,8) perfazem 60% do «top 10» nacional do acesso ao Ensino Superior deste ano, uma lista onde apenas uma outra instituição coloca mais do que um curso (a Universidade do Minho, com dois).

Alargando esta análise ao «top 25», verifica-se que a Universidade do Porto é responsável por mais de metade destes cursos, com um total de 13 entre os 25 com a nota mais alta de entrada do país.

Uma Universidade acima da média

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a U.Porto é também a universidade com a mais elevada classificação média no acesso ao Ensino Superior, ao registar 165,5 valores como média das notas de entrada das suas 56 licenciaturas e mestrados integrados. Apenas a Universidade Nova de Lisboa se aproxima deste número, com uma média de notas de entrada de 160,8 valores.

A estes resultados não é alheio o facto de a Universidade do Porto atrair 1,6 candidatos para cada uma das suas 4.706 vagas disponíveis.

No total, 7.576 candidatos selecionaram um dos 56 cursos – 51 licenciaturas e cinco mestrados integrados – da U.Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior a partir do próximo ano letivo. Isto significa que a Universidade do Porto poderia preencher quase o dobro das suas vagas apenas com estes candidatos.

Numa análise por áreas de estudo, são da U.Porto os cursos com as mais altas notas de entrada – do último colocado – em várias áreas de estudo, nomeadamente Medicina (com o mestrado integrado em Medicina no ICBAS com 186,8 valores), Línguas (Línguas e Relações Internacionais com 182,8 valores), Arquitetura (184,5 valores), Gestão (179,0) valores), Artes Plásticas (166,5 valores) ou Direito (181,4 valores).

Novo curso com nota máxima

O Concurso Nacional de Acesso 2023/2024 fica ainda marcado pela estreia absoluta da nova licenciatura em Bioinformática. Uma estreia em pleno, ou não tivesse preenchido a totalidade das vagas a concurso.

Com 25 vagas preenchidas, o curso lançado pela Faculdade de Ciências (FCUP), em parceria com a Faculdade de Farmácia (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), registou uma nota média de entrada de 165,3 valores, a terceira mais alta entre os 15 cursos sediados na FCUP.

Quase 99% das vagas preenchidas

Feitas todas as contas, ficaram apenas por preencher 78 vagas das 4.706 vagas disponibilizadas pela U.Porto nesta 1.ª fase do CNAES, o que perfaz uma taxa de preenchimento de 98,5%.

Distribuídas pelas licenciaturas em Química (21), Engenharia Agronómica (13), Engenharia Geoespacial (19), Engenharia de Minas e Geoambiente (10) e Física (15), as vagas sobrantes estarão acessíveis na 2.ª fase do CNAES, a decorrer de 28 de agosto a 5 de setembro, através do sistema online disponibilizado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Para retirar dúvidas e apoiar os candidatos em todo o processo, a U.Porto dispõe, à semelhança do que aconteceu na 1.ª fase do Concurso, de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), que estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h45.

No total, foram colocados 49.438 estudantes nesta 1.ª fase do CNAES 2023/2024, valor que, de acordo com o MCTES, “representa uma taxa de colocação de candidatos de 84%”.

Matrículas e festa de receção

Conhecidos os resultados, os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem realizar o seu processo de matrícula entre as 10h00 do dia 28 de agosto (segunda-feira) e as 16h30 de 30 de agosto (quarta -feira). As matrículas para 2023/2024 decorrem em formato online através do portal up.pt.pt/matriculas,

As aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto têm início a partir de 11 de setembro (a data pode variar de faculdade para faculdade), juntamente com as atividades de receção promovidas pelas diferentes faculdades.

Na tarde de 13 de setembro, os mais de 8 mil novos estudantes da U.Porto – aos mais de 4.600 “caloiros” agora colocados juntam-se os estudantes de 1.º ano de Mestrado e Doutoramento, e os estudantes que ingressaram na Universidade ao abrigo dos concursos especiais –  vão receber as boas-vindas à Universidade do Porto, na  festa de receção aos novos estudantes, a decorrer este ano nos Jardins da Cordoaria, junto ao edifício da Reitoria da U.Porto.

Nesta tarde, os novos membros da comunidade U.Porto vão celebrar a sua chegada à Universidade numa festa com muita música, animação e presentes de boas-vindas, desenhada para facilitar a sua integração na Universidade e na cidade.

Será também na sessão de receção que os estudantes de primeiro ano da U.Porto – inscritos pela primeira vez este ano letivo –  vão receber o kit de boas-vindas à Universidade composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante o acesso a uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.

O programa de boas-vindas aos novos estudantes da U.Porto pode ser consultado em www.up.pt.pt/welcome. Neste portal está igualmente acessível o Guia do  Novo Estudante da U.Porto, repleto de informações úteis para quem acaba de ingressar na Universidade.