Uma delegação composta por 41 docentes, estudantes, investigadores e técnicos da Universidade do Porto participou, entre os dias 12 e 14 de junho, na EUGLOH Annual Summit 2023, evento que reuniu na Universidade Lund (Suécia) mais de 300 participantes oriundos das nove Universidades parceiras da EUGLOH – European University Alliance for Global Health.

Tendo como mote “Building Bridges between Education and Research”, esta terceira Cimeira Anual da EUGLOH constituiu “uma oportunidade não só para fazer um balanço sobre os primeiros anos de vida da Aliança, mas também para discutir as prioridades estratégicas para os próximos anos”.

“Face aos bons resultados do passado, a Cimeira de Lund fica marcada por uma visão extremamente otimista quanto ao futuro da aliança”, destaca Joana Resende, Vice-Reitora da U.Porto para as áreas do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico.

Segundo a coordenadora da EUGLOH na U.Porto, o encontro trouxe sinais positivos  “a três grandes níveis”. Desde logo “ao nível da governação, as reuniões dos órgãos de governo da aliança evidenciaram o compromisso institucional de todos os parceiros com o futuro da aliança”.

Já “ao nível operacional, as reuniões de trabalho permitiram avanços significativos na constituição de grupos de trabalho e planeamento de atividades da aliança para o próximo ano”.

Por fim, “ao nível do posicionamento estratégico, as múltiplas sessões (plenárias e paralelas) reforçaram a pertinência da aliança na resposta europeia aos desafios da saúde global e na concretização do espaço europeu de educação e de investigação, abordando temas como EU – A vision of integrated Education, Research and Innovation area, Agenda 2030, Arts and Health”, destaca Joana Resende.

“Consolidar o sentimento de pertença à Aliança”

Para a Vice-Reitora, esta Cimeira – a primeira com a participação dos novos parceiros da EUGLOH – foi também” uma oportunidade para consolidar o sentimento de pertença à Aliança, criando oportunidades excecionais para aprofundar o relacionamento entre as Universidades envolvidas”.

“Acreditamos que esta ocasião possibilitou uma frutífera troca de ideias e boas práticas, a disseminação mais alargada dos resultados já alcançados e produzidos, assim como o reforço dos laços entre as diversas equipas pan-europeias que, ao longo dos últimos anos, têm trabalhado em prol do desenvolvimento da EUGLOH”, refere Joana Resende.

Projetando o futuro daquela que foi uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente europeu, a coordenadora da EUGLOH na U.Porto acredita que a Cimeira de Lund “traz perspetivas muito interessantes para que a EUGLOH se torne uma Aliança interdisciplinar cada vez mais sólida e dinâmica”, nomeadamente “no que respeita à resposta Europeia aos desafios da Saúde Global, assim como à concretização do Espaço Europeu de Educação e de Investigação”.

Parte da delegação da U.Porto na EUGLOH Annual Summit 2023, (Foto: DR)

EUGLOH: o futuro passa por aqui

Desde o seu arranque em finais de 2019, a EUGLOH já permitiu que mais de 9.800 estudantes beneficiassem de experiências de mobilidade internacional (incluindo novos modos e formatos de mobilidade, como a curta duração e a mobilidade virtual) no contexto das mais de 300 atividades formativas e oportunidades oferecidas pela Aliança.

“A presença da U.Porto na vida da Aliança tem sido francamente positiva, como evidenciado pelo número de estudantes – mais de 4.450 – que já participaram em atividades da EUGLOH”, refere Joana Resende.

A este número acrescem os mais de 280 de docentes, investigadores e técnicos da U.Porto envolvidos nas múltiplas atividades oferecidas pela nossa Universidade à comunidade EUGLOH, ou pela coordenação dos trabalhos para elaboração do referencial de competências EUGLOH.

Note-se que a Cimeira de Lund foi também o primeiro encontro da Aliança desde o arranque oficial, em janeiro passado, da EUGLOH 2.0, o projeto que, ao longo dos próximos quatro anos, vai aplicar mais de 14 milhões de euros em áreas como a mobilidade de estudantes e investigadores, ou a cooperação científica ao mais alto nível.