Marta Massada e Ana Gracinda Ramos, ambas docentes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), sagraram-se campeãs nacionais de voleibol feminino da época 2023/2o24. Médica e treinadora-adjunta, respetivamente, as duas professoras integram a equipa técnica do FC Porto, que conquistou o título nacional ao vencer o PV2014/Colégio Efanor por 3-2, numa final disputada à melhor de cinco jogos.
Para além de Marta Massada e Ana Gracinda Ramos, o confronto entre as duas equipas nortenhas colocou frente a frente mais 10 antigos estudantes da FADEUP, numa final que fica, desta forma, marcada pelo ADN da Faculdade de Desporto.
Miguel Coelho (treinador), Manuel Loureiro (treinador-adjunto), João Domingues (preparador-físico) e Pedro Teixeira (técnico de equipamentos) representaram a equipa do agora tetracampeão nacional feminino da modalidade, o FC Porto.
Do outro lado da rede, a antiga estudante Inês Pereira vestiu a camisola 7 da equipa do PV2014/Colégio Efanor e Mário Martins (treinador), Bruno Carvalho e Patrízia Leal (treinadores-adjuntos), Santiago Guedes (preparador físico) e Pedro Gouveia (scout) formaram a equipa técnica do clube matosinhense.

A equipa técnica do novo campeão nacional inclui seis elementos da comunidade FADEUP (Foto: DR)
Com o derradeiro jogo da final a disputar-se no Dragão Arena, pavilhão do FC Porto, a equipa azul e branca não desperdiçou a vantagem de jogar perante o seu público e venceu o terceiro jogo por 3-0, conquistando assim o quatro título nacional feminino consecutivo na modalidade.