A Universidade do Porto, enquanto membro da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), participou, no passado dia 28 de fevereiro, na 3.ª Reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias, acolhida pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). O encontro juntou representantes de 37 Universidades e Institutos Politécnicos nacionais e contou com a presença da Diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão.

Tendo como lema “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”., o evento centrou-se na preparação e definição da missão e objetivos do Fórum das IES nacionais em Alianças de Universidades Europeias e calendarização de tarefas a curto prazo.

Adicionalmente, foram discutidos os modelos governativos das Universidades Europeias, a partir dos contributos de Ruaidhri Neavyn, CEO da Regional University Network RUN-EU, e os processos e procedimentos para a criação da Entidade Legal, com a participação de Ana Gascón Marcén, coordenadora do projeto EGAI – UNITA.

Com presidência rotativa, o Fórum de IES, liderado pelo IPCA, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Beira Interior, desempenha um papel de relevo na abordagem de matérias de financiamento e mobilidade no seio das Alianças e constitui uma plataforma que promove a partilha de boas-práticas, através do diálogo colaborativo e da cooperação, respondendo a desafios comuns enfrentados pelas diferentes instituições envolvidas.

A participação da U.Porto no encontro reforça o compromisso da instituição com a cooperação internacional e o aprimoramento contínuo do ensino superior nos contextos europeu e nacional.