Nos dias 20 e 21 de março, a Universidade do Porto acolheu, no Instituto Pernambuco-Porto, o workshop “Community of Practice”, organizado no âmbito do “Work Package 2” da EUGLOH (European University Alliance for Global Health), dedicado ao “Ensino e Aprendizagem Internacional”.

Ao longo de dois dias intensivos de trabalho, peritos da U.Porto e representantes académicos e técnicos das restantes universidades que formam a Aliança tiveram a oportunidade de comparar as respetivas as estruturas pedagógicas e debater estratégias para enfrentar desafios comuns na área da inovação pedagógica.

A abertura do evento ficou a cargo de Joana Resende, Vice-Reitora da U.Porto para o Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico, enquanto Sónia Rodrigues, Pró-Reitora da U.Porto para a Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa, apresentou a Unidade de Inovação Educativa da U.Porto.

Neste primeiro dia do workshop, foram apresentadas as estratégias institucionais de cada Universidade parceira na área da inovação pedagógica e as respetivas estruturas de apoio existentes localmente. Adicionalmente, foram realizadas três sessões de grupos de trabalho paralelas para promover uma discussão sobre os diferentes modelos de organização de cada uma das Universidades da Aliança. Neste contexto, foi observada, no seio das Universidades parceiras, a existência de distintos mecanismos de reconhecimento, bem como de métodos de avaliação da qualidade e estímulos à inovação pedagógica.

O dia inaugural ficou também marcado pela apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da tarefa “Educational Development Programme”, liderada pela U.Porto e sob a coordenação de Pedro Graça, Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (FCNAUP).

Entre os resultados apresentados incluem-se o “Glossário EUGLOH de Termos e Práticas Educativas”, o exercício de mapeamento e caracterização das diferentes estruturas institucionais dedicadas à promoção da qualidade e inovação pedagógicas e uma síntese sobre “Inovação Pedagógica na EUGLOH”, que culminará na publicação de um artigo científico.

Pedro Graça, Diretor da FCNAUP, apresentou os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito da tarefa “Educational Development Programme”, liderada pela U.Porto. (Foto: DR)

Já o segundo dia do evento foi dedicado à partilha de experiências sobre a promoção da inovação pedagógica, no domínio da Educação e Formação, designadamente no Ensino Superior.

Amélia Lopes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), elencou alguns desafios comummente enfrentados na U.Porto, nomeadamente a massificação e a democratização do Ensino Superior, a mobilidade e internacionalização, a importância do trabalho interdisciplinar e a partilha de uma cultura epistémica.

Com a moderação de Fernando Remião, da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), representantes das diferentes universidades da Aliança apresentaram ainda, numa sessão dinâmica, exemplos de práticas pedagógicas inovadoras e de critérios de avaliação.

Em paralelo com as sessões de trabalho intensivas, a U.Porto, na qualidade de instituição anfitriã, proporcionou também aos convidados momentos de convívio, como uma visita à Galeria da Biodiversidade. O objetivo passou por fortalecer os laços interpessoais entre as equipas que colaboram diariamente na consolidação dos alicerces das “Universidades Europeias”.

O workshop “Community of Practice – Educational Development” destacou-se, assim, como uma oportunidade para as universidades da rede impulsionarem de forma conjunta a qualidade, competitividade e internacionalização nos domínios da Educação e Formação, criando um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Todas as universidades que integram a EUGLOH estiveram representadas no workshop. À U.Porto juntaram-se assim as congéneres de: Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Szeged (Hungria), Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha), Alcalá (Espanha),  Tromsø – Universidade Ártica da Noruega (UiT), Novi Sad (Sérvia) e Hamburgo (Alemanha).

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.