O Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, foi uma dos oradores desta sessão de lançamento da European University Alliance for Global Health. (Foto: DR)

Paris foi este fim-de-semana o palco do lançamento oficial da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), o consórcio de universidades europeias de que a U.Porto é membro fundador, e recentemente selecionado pela Comissão Europeia para ser uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente.

A U.Porto aliou-se à Universidade Paris-Saclay (França), criada recentemente com o objetivo declarado de se posicionar entre as 10 melhores universidades do mundo na próxima década, à LMU Munique (Alemanha), classificada como a 32.ª melhor universidade mundial no ranking 2020 da Times Higher Education, à Universidade de Lund (Suécia), 96.ª no mesmo ranking, e à Universidade de Szeged (Hungria), classificada no grupo das 801-1000 melhores universidades, para responder ao desafio da UE para a criação das primeiras universidades europeias.

Naquele que será o primeiro passo para a criação de universidades transnacionais, a Comissão Europeia abriu candidaturas para financiamento de constituição de consórcios de instituições de diferentes Estados-Membros ao qual responderam 54 grupos de universidades, mas apenas 17 acabariam por ser selecionados em junho passado para um financiamento máximo de 5 milhões de euros.

Mas ainda antes da oficialização do contrato de financiamento, as cinco universidades que constituem a European University Alliance for Global Health decidiram avançar desde já com os trabalhos de preparação do consórcio, dando o pontapé de saída para o projeto a 13 e 14 de setembro, na Universidade de Paris-Saclay.

A reunião de lançamento da aliança EUGLOH juntou em Paris os responsáveis das cinco universidades fundadoras e as respetivas equipas de gestão de projeto. (Foto: DR)

Nesta reunião de lançamento da aliança, os reitores, membros das equipas reitorais e gestores de projetos de cada uma das cinco universidades que participam neste consórcio, incluindo a Universidade do Porto, apresentaram as linhas mestras do projeto e a distribuição de competências entre cada um dos membros.

Numa primeira fase, a European University Alliance for Global Health focar-se-á na promoção da mobilidade de estudantes, docentes e investigadores entre as diferentes universidades envolvidas. Numa fase posterior, estas vão trabalhar na criação de programas de ensino conjuntos, mas também na partilha de recursos, ferramentas e infraestruturas entre as cinco universidades, que, em conjunto, albergam mais de 200 mil estudantes.

Esta cooperação tem por meta melhorar a qualidade e performance das instituições envolvidas nesta aliança, reforçando a atratividade e competitividade das cinco universidades na Europa e no mundo. De facto, o objetivo declarado da EUGLOH para os próximos 10 anos é afirmar-se como uma referência internacional do ensino superior, através da ligação sólida entre o conhecimento teórico e as competências profissionais necessárias à Europa do futuro.

Após esta sessão de lançamento oficial do consórcio, o próximo passo da European University Alliance for Global Health será a realização de sessões de divulgação e informação do projeto em cada uma das universidades membros. Na Universidade do Porto, a sessão inicial irá realizar-se a 3 de outubro, em hora e local a anunciar.