Ana e Pedro Walgode, estudantes, respetivamente, do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da FEUP, conquistaram a medalha de ouro na prova de Pares Dança da Patinagem Artística nos Jogos Mundiais 2022 (The World Games 2022), que decorreram entre 7 e 17 de julho, em Birmingham, nos Estados Unidos.

“Ambicionávamos esta medalha há muito tempo. Este ano, focalizámos todas as energias nesta competição e sonhámos com isto”, referiu Ana Walgode em declarações ao Comité Olímpico de Portugal, logo após a conquista que permitiu levar Portugal ao lugar mais alto do pódio da competição 21 anos depois.

Vencedoras da prova de “Style Dance”, os irmãos Walgode somaram 83.54 pontos na competição de “Free Dance”, apenas atrás da dupla italiana nesta especialidade. Ainda assim, Ana e Pedro garantiram a medalha de ouro por uma diferença de 0,03 pontos. No terceiro lugar do pódio ficou uma dupla colombiana.

“Foi intenso. Por momentos achámos que não ia ser suficiente, mas, felizmente, trazemos o ouro para casa e não podemos estar mais felizes”, avança Pedro Walgode.

Uma vida sobre patins

Destemidos, exigentes e perfecionistas, Ana e Pedro Walgode começaram a praticar desporto na Académica de Espinho, tendo-se iniciado na modalidade de hóquei em patins. A modalidade artística de patinagem chegou mais tarde, já na Associação Desportiva de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, quando Ana tinha apenas sete anos e Pedro dez.

Os dois atletas têm feito história em campeonatos europeus e mundiais desde 2015, ano em que se tornaram campeões da Europa de Pares de Dança Sénior e Ana Walgode se tornou campeã da Europa e vice-campeã do mundo na categoria de Solo Dance. Quatro anos depois, sagraram-se pela primeira vez vice-campeões mundiais de Pares de Dança Sénior, durante os World Roller Games 2019, que decorreram em Barcelona (Espanha).

No final do ano passado, os irmãos Walgode conquistaram a medalha de prata na prova de Pares de Dança Sénior dos Asunción Artistic Skating World Championships 2021, que decorreram em Assunção, no Paraguai. Pedro Walgode alcançou ainda a medalha de bronze na competição individual.

Dupla prata para a ginástica acrobática

Antes do ouro conquistada pelos irmãos Walgode, já outras três estudantes da U.Porto haviam brilhado nos Jogos Mundiais 2022. Falamos de Bárbara Sequeira, Beatriz Carneiro e Rita Ferreira, responsáveis pela conquista de duas medalhas de prata nas competições de Ginástica Acrobática.

Competindo pela primeira vez na que é a mais importante competição internacional de Ginástica Acrobática, a dupla composta por Rita Ferreira, estudante do 3.º ano do Mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP), e por Rita Teixeira, terminou o exercício combinado da final de Pares Femininos com 28,780 pontos, sendo apenas batida pela equipa da Ucrânia (29,290).

Apesar de terem “trabalhado para o ouro”, no final da prova, as duas atletas do Acro Clube da Maia mostravam-se “muito felizes com a prata”. Até porque, confessaram, “o topo da nossa carreira foi esta competição e foi incrível”.

Aos 20 anos, Rita Ferreira volta a escrever mais um capítulo de sucesso no seu já vasto currículo desportivo. Atual bicampeã europeia em título, a ginasta portuense foi uma das grandes figuras da última edição do Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, ao conquistar três medalhas de ouro no certame que decorreu no passado mês de março, em Baku, no Azerbeijão.

Rita Ferreira (à esq.ª) assegurou, ao lado de Rita Teixeira, a medalha de prata na prova de par feminino de ginástica acrobática dos Jogos Mundiais 2022. (Foto: DR)

Bárbara Sequeira e Beatriz Carneiro, estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e da Faculdade de Desporto (FADEUP), respetivamente, sagraram-se vice-campeãs na prova de Trios Femininos, numa competição ganha pela Bélgica.

A equipa, completada por Francisca Maia, junta desta forma mais um resultado de relevo a um percurso de onde se destaca a recente conquista de duas medalhas de prata nos Mundiais de Baku.

Bárbara Sequeira (à esq.ª) e Beatriz Carneiro (à dir.ª) subiram ao segundo lugar do pódio na prova de Trios Femininos. (Foto: DR)

Portugal a meio da tabela dos Jogos Mundiais

Note-se que a prestação das cinco estudantes da U.Porto foi decisiva para ajudar Portugal a subir ao 36.º lugar – entre 73 países – do medalheiro dos Jogos Mundiais 2022, com um total de cinco medalhas conquistadas.

Para além da medalha de ouro e de Ana e Pedro Walgode e das duas medalhas de prata na ginástica acrobática, Portugal somou ainda uma medalha de prata na modalidade de Muaythai e uma de bronze na distância curta da maratona de Canoagem

Organizados pela International World Games Association (IWGA), os Jogos Mundiais 2022 contaram com a participação de 3550 atletas de 73 países, que competiram em 34 modalidade/disciplinas não olímpicas, mas que são reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

A 12ª edição dos World Games terá lugar em 2025, na cidade chinesa de Chengdu.