Os ginastas Bárbara SequeiraFrancisca MaiaHenrique PiqueiroHenrique SilvaRita Ferreira, todos eles estudantes da Universidade do Porto, estiveram em plano de evidência nos Campeonatos Europeus de Ginástica Acrobática 2019, ao conquistarem nove medalhas – incluindo três de ouro, cinco de prata e uma de bronze – para Portugal na competição que decorreu no início de novembro, na cidade israelita de Holon.

Para este feito inédito na história da ginástica portuguesa contribuiu em grande parte Rita Ferreira, estudante da Faculdade de Medicina (FMUP) que, só à sua conta, somou dois títulos europeus na competição de pares femininos. Fazendo par com Ana Rita Teixeira, a futura médica começou por subir ao lugar mais alto do pódio na prova de ‘all-around’. Um feito que repetiria, dias depois, no exercício de dinâmico. Pelo meio, conquistou a medalha de prata na prova de exercício de equilíbrio.

De ouro foi também a participação de Henrique SilvaHenrique Piqueiro nas provas de quartetos masculinos. Ao lado de Frederico Silva e Miguel Silva, os estudantes da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP), foram os mais fortes da Europa no exercício de dinâmico. Antes, já tinham pisado os restantes lugares do pódio, para receberem as medalhas conquistadas na competição ‘all-around’ (prata) e no exercício de equilíbrio (bronze).

As outras três medalhas, todas de prata, foram conquistadas pelo trio composto por Bárbara Sequeira, estudante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), Francisca Maia (FMUP) e Francisca Sampaio Maia, nas competições de exercício de equilíbrio, exercício de dinâmico e  ‘all-around’.

A representar a Seleção Nacional em Holon esteve também Beatriz Carneiro, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP) que acabaria, contudo, por não chegar às medalhas.

Portugal esteve representado por 25 ginastas nos Campeonatos Europeus de Ginástica Acrobática 2019. (Foto: Federação de Ginástica de Portugal)

“Não são desportistas comuns”

O feito de Bárbara Sequeira, Francisca Maia, Henrique Piqueiro, Henrique Silva e Rita Ferreira – todos eles nomeados para os Prémios da Gala Federação de Ginástica de Portugal 2019 – assume uma dimensão ainda maior, sabendo-se que conjugam a prática desportiva ao mais alto nível com as exigências próprias dos cursos que frequentam na Universidade. Algo que, para Lourenço França, diretor técnico e treinador dos cinco atletas no Acro Clube da Maia, só é possível graças a “comprometimento e muito esforço”.

“Treinamos mais de quatro horas por dia, todos os dias. Se juntarmos isto às necessidades académicas, ficamos com a real percepção da dedicação que estes desportistas necessitam de dedicar. Especialmente porque não são desportistas comuns. São, neste caso, os melhores da Europa no seu desporto. E ser O melhor da Europa é algo único!”, destaca o responsável do maior clube da ginástica acrobática do Norte de Portugal

Apesar de reconhecer que “a carreira dual de um ginasta é dura”, Lourenço França lembra, contudo, as mais-valias que esta pode trazer aos estudantes atletas… e não só. Afinal, “qual é a organização que não gostaria de ter médicos, engenheiros, ou psicólogos competentes e com esta experiência de vida, conhecedores do que é fazer sacrifícios em prol de uma causa, capazes de trabalhar afincada e prolongadamente com um objetivo?Estas vivências serão, sem dúvida, uma mais-valia no futuro de cada um deles”.

Conquistada a Europa, o próximo grande desafio no horizonte dos atletas estudantes da U.Porto passa agora pela participação nos Mundiais de Ginástica Acrobática, a decorrer em 2020, na Suíça.