Ele tem 25 anos e frequenta o Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Ela tem 21 e está no 3.º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia, também na FEUP.

Falamos de Ana (A) e Pedro (P) Walgode, dois irmãos que conciliam os estudos na U.Porto com a prática da Patinagem Artística ao mais alto nível. Tanto que se sagraram, no passado mês de julho, vice-campeões mundiais de Pares de Dança Sénior, durante os World Roller Games 2019, em Barcelona.

Destemidos, exigentes e perfecionistas – até porque a sua modalidade assim o exige –, Ana e Pedro começaram a praticar desporto na Académica de Espinho, tendo-se destacado desde muito cedo no hóquei em patins. Mas a mãe sempre sonhou com uma modalidade artística e inscreveu-os na patinagem artística da Associação Desportiva de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira. Na altura, Ana tinha sete anos, e Pedro dez.

Ana e Pedro Walgode frequentam, respetivamente, do Mestrado Integrado em Bioengenharia e o Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da FEUP. (Foto: DR)

A decisão não poderia ter sido mais feliz. Quase 15 anos depois, os dois irmãos contam já no currículo com alguns dos mais importantes prémios da patinagem artística a nível mundial. De resto, e também na competição disputada em Barcelona, Ana Walgode alcançou o segundo lugar na prova individual de Solo Dance Sénior, repetindo assim a medalha de prata conquistada em 2017, em Nanjing, na China. Na mesma especialidade, mas no escalão masculino, Pedro alcançou a medalha de bronze, a mesma que já havia conquistado há dois anos.

Mas depois de tantas medalhas, há ainda uma conquista que paira nos sonhos dos manos Walgode: serem campeões mundiais!

– Naturalidade? Vila Nova de Gaia

– Idade? 21 anos (AW) e 25 anos (PW).

– De que mais gostam na Universidade do Porto?

AW: Das instalações e do ambiente.
PW: Da excelência do Ensino.

– De que menos gostam na Universidade do Porto?

AW: Nada a apontar.
PW: Alguma segregação entre faculdades/polos.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

AW: Promover mais atividades, contactos com empresas, etc.
PW: Maior número de atividades da Universidade do Porto ao longo do ano.

– Como preferem passar os tempos livres?

AW: Na praia, a fazer desporto e a conviver com amigos.
PW: Desporto, passear, praia.

– Um livro preferido?

A: Diário de Anne Frank.
P: Toda a saga do Harry Potter.

– Um disco/músico preferido?

AW: Queen.
PW: Prefiro falar de estilos favoritos, entre os quais o soul e o jazz.

– Um prato preferido?

AW: Carne assada no forno.
PW: Bacalhau assado.

– Um filme preferido?

AW: A Vida é Bela.
PW: Todos os da saga Kill Bill.

– Uma viagem de sonho?

AW: Caraíbas.
PW: Austrália.

– Um objetivo de vida?

AW: Sentir-me realizada com a minha profissão e ter uma família feliz!
PW: Desfrutar daquilo que ela tiver para me oferecer, e destacar-me nas várias vertentes que exploro, tanto a nível profissional, desportivo como pessoal.

– Uma inspiração?

AW: Os meus pais e os meus treinadores.
PW: A minha família!

– O projeto das vossas vidas…

AW: A Patinagem Artística.
PW: A Patinagem Artística.

– Um grande objetivo a cumprir na patinagem artística?

AW: Adoraria ser campeã do mundo.
PW: Sagrar-me campeão mundial, tanto na modalidade de solo dance como de pares de dança.