14 entidades, incluindo a Sonae, Jerónimo Martins e o grupo Soja Portugal, marcaram presença na edição deste ano da Job Fair, a feira de emprego que decorreu nos dias 22 e 23 de abril no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

Tratou-se de uma oportunidade para os estudantes conhecerem o mercado de trabalho e as várias possibilidades de futuro que a formação pré-graduada que frequentam pode oferecer.

Para Isabel Lourinho, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni  do ICBAS (GAEEA-ICBAS) e membro da organização, esta Job Fair “procura transmitir a variabilidade de trajetórias profissionais que existem para além dos percursos meramente lineares e sensibilizar os nossos estudantes para a área de gestão de carreira”.

Para além das várias empresas que durante dois dias esclareceram as dúvidas dos estudantes e partilharam informação sobre vagas de emprego, estágios e processos de recrutamento, esta edição contou ainda com um workshop sobre ‘Tendências na Empregabilidade”, conduzido por Fernanda Correia, psicologia da Unidade de Talento e Carreira da Reitoria da Universidade do Porto.

Para Pedro Moreira, vice-presidente para a Representação Externa da Direção da AEICBAS, “esta edição, agora em parceria com o GAEEA, reforça o reconhecimento do ICBAS para a sua responsabilidade, não apenas na formação académica, mas também na promoção da empregabilidade e na garantia do futuro na próxima geração. Isto num momento em que Ensino Superior e Empregabilidade são indissociáveis, pelo que a sua simbiose é vital para o desenvolvimento económico e social de qualquer país e para os bem-estar e concretização dos indivíduos”.

Com o GAEEA-ICBAS mais focado na vertente da empregabilidade e gestão de carreira, “até porque o trabalho também contribui para a saúde e bem-estar dos indivíduos”, são várias as iniciativas neste âmbito que estão a ser preparadas, “sempre em articulação com a Associação de Estuantes”, conclui Isabel Lourinho.