Rita Ferreira, estudante do 3.º ano do Mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP), foi uma das grandes figuras da 28.ª edição do Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, ao conquistar três medalhas de ouro no certame que terminou este domingo, em Baku, no Azerbeijão.

Menos de um ano após ter conquistado a primeira medalha de ouro de sempre para Portugal em mundiais de Ginástica Acrobática, a estudante da FMUP confirmou, na capital azeri, o porquê de ser uma das melhores ginastas da atualidade na competição de duplas femininas.

Fazendo par com Ana Teixeira, Rita Ferreira começou por dominar a prova combinada com um total de 28.780 pontos, impondo-se às duplas da Hungria (26.950) e do Cazaquistão (26.790).

A segunda medalha de ouro chegou no sábado, na prova de exercício de Equilíbrio. Com 28.850 pontos conquistados, a dupla de ginastas do Acro Clube da Maia (ACMaia) deixou para trás a concorrência dos Estados Unidos (27.350) e do Cazaquistão (27.050).

Rita Ferreira e Ana Teixeira desempenham os papeis de base e de volante nas agora tricampeãs mundiais. (Foto: FPG)

Já este domingo, Rita Ferreira e Ana Teixeira fecharam a competição com chave de ouro ao amealhar o terceiro título mundial, desta vez na final de exercício Dinâmico. As ginastas portuguesas somaram 28.000 pontos, à frente do Cazaquistão (27.430) e da Hungria (26.800).

Aos 20 anos, Rita Ferreira volta a escrever mais um capítulo de sucesso no seu já vasto currículo desportivo. Atual bicampeã europeia em título, a ginasta portuense confirma igualmente o estatuto de favorita à conquista dos World Games – a mais importante competição internacional de Ginástica Acrobática – que vão decorrer no próximo mês de junho, em Birmingham (Reino Unido).

Dupla prata para Bárbara Sequeira e Beatriz Carneiro

Mas Rita Ferreira não foi a única estudante da U.Porto a brilhar nos Mundiais de Ginástica Acrobática. Na categoria de grupo feminino, Bárbara Sequeira e Beatriz Carneiro, estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e da Faculdade de Desporto (FADEUP), respetivamente, também fizeram história ao conquistar duas medalhas de prata.

Na sua estreia absoluta em grandes competições, o trio feminino – completado por Francisca S. Maia – sagrou-se vice-campeão mundial na prova Combinada, sendo apenas superado pela Bélgica. Um pódio que se repetiu na final de exercício Dinâmico, disputada este domingo.

Com estas duas medalhas, Bárbara Sequeira melhora o desempenho registado em Genebra, em 2021, onde conquistou uma medalha de bronze. Já Beatriz Carneiro chega finalmente às medalhas depois do 4.º lugar alcançado no concurso geral (All Around) dos Mundiais do ano passado

Bárbara Sequeira (à esq.) e Beatriz Carneiro (à dir.) trouxeram para casa duas medalhas de prata. (Foto: FPG)