A Universidade do Porto acaba de lançar um subsídio de emergência especialmente destinado aos estudantes da instituição que se encontrem em situação de carência socioeconómica, diretamente decorrente da guerra na Ucrânia.

Com esta medida extraordinária, a U.Porto procura dar resposta às situações reportadas por estudantes internacionais – incluindo de mobilidade – afetados diretamente pela Guerra na Ucrânia, e que limitam significativamente a capacidade destes estudantes para suportar os custos de frequência da Universidade.

Para se candidatar ao Subsídio de Emergência Guerra na Ucrânia, o estudante deve preencher e submeter – para [email protected] – o formulário criado para o efeito. Este deve estar acompanhado pela restante documentação solicitada pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

As candidaturas decorrem até 15 de julho de 2022 e a sua avaliação será feita por ordem sequencial de receção.

A U.Porto com a Ucrânia

Esta iniciativa vai de encontro ao repto lançado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), no sentido de serem promovidos “todos esforços necessários à criação de condições de apoio aos estudantes, trabalhadores, docentes e investigadores ucranianos que se encontram em Portugal”.

Num comunicado lançado no passado dia 10 de março, o organismo atualmente presidido pelo Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, encorajava os membros das universidades nacionais a “prestarem assistência através de todos os meios possíveis a todos os afetados” pelo conflito na Ucrânia.

O CRUP comprometeu-se ainda a providenciar “toda a assistência possível às universidades ucranianas e aos membros da comunidade académica russa que se opõem à agressão contra a Ucrânia”.

A este apelo tem respondido, de resto, toda a comunidade académica da U.Porto– com especial destaque para as associações de estudantes e outros organismos estudantis – através de várias iniciativas direcionadas para a resposta à crise humanitária na Ucrânia.

Mais recentemente, também a Faculdade de Letras passou a oferecer cursos de Português para Ucranianos refugiados em Portugal, em parceria com o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo (Diocese do Porto).