Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) associaram-se recentemente ao projeto “Abraço Amigo”, uma iniciativa da organização não governamental GASPORTO que faz o acompanhamento a pessoas idosas que vivem na área metropolitana do Porto em situação de isolamento ou de solidão.

Ao abrigo desta parceria, os funcionários dos SASUP juntam-se aos voluntários do GASPORTO na promoção de ações solidárias direcionadas à população mais idosa. Procura-se, desta forma, combater a solidão e o isolamento social sentidos por aquela população, sensibilizando ao mesmo tempo a comunidade para as questões do envelhecimento.

A primeiras destas ações aconteceu no passado dia 13 de janeiro e juntou 18 idosos e 13 voluntários dos SASUP na cantina de S. João, para um lanche solidário. A animar o evento esteve a Tuna Feminina de Medicina do Porto.

Ao longo deste ano, estão previstas novas ações para a altura dos Santos Populares e do Magusto.

A participação neste projeto de voluntariado insere-se no posicionamento de responsabilidade social dos SASUP, traduzido no compromisso de desenvolver uma atuação socialmente responsável, no presente e no futuro, e de integração da sua atividade na comunidade local, nomeadamente em colaboração com outras instituições de carácter social.

Sobre o GASPORTO

Fundado em 2002 e com sede na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP, o GASPORTO é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) constituída por cerca de 300 voluntários – maioritariamente jovens universitários – que atua em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação.

Em Portugal, o GASPORTO desenvolve atualmente quatro projetos de voluntariado na cidade e na área metropolitana do Porto, em parceria com dezenas de instituições. Os beneficiários incluem crianças, jovens, idosos e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Recorde-se que o GASPORTO venceu a edição 2023 do Prémio “Dia do Voluntariado na U.Porto”, entregue no passado dia 18 de novembro, durante as celebrações do Dia do Voluntariado na U.Porto.