Tudo começou por iniciativa de Ana Reis, uma antiga estudante de Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que contactou a Associação de Estudantes da FCUP (AEFCUP), oferecendo um camião da sua empresa para levar bens de apoio às vítimas da guerra na Ucrânia até à fronteira com a Polónia. Com o apoio da FCUP, montou-se em poucas horas uma campanha – entretanto alargada a todo o polo do Campo Alegre – que irá decorrer até 11 de março.

“Soubemos desde o início que não podíamos ficar indiferentes ao que se estava a passar uma vez que tínhamos os meios, os contactos e a ligação à Polónia através da Tamara Czartoryski, que faz parte da nossa empresa, e dos seus familiares que lá vivem e nos davam todos os dias descrições da chegada dos refugiados. Ficamos assim em contacto com os responsáveis pela receção dos refugiados na Polónia que prontamente nos passaram as suas necessidades”, conta Ana Reis, que trabalha na empresa de produção de eventos, L’Agence Eventive.

Para Andreia Fonseca, presidente da AEFCUP, que já tinha intenções de promover uma campanha de apoio, foi uma oportunidade que não poderiam recusar. A campanha começou no dia 1 de março e, nas primeiras horas, encheram-se caixas nos átrios um pouco por toda a faculdade.

A esta iniciativa não ficaram igualmente indiferentes as associações de estudantes das faculdades vizinhas da FCUP. “Recebemos contactos dos presidentes das associações de estudantes das faculdades de Arquitetura (AEFAUP), Letras (AEFLUP), e Ciências da Nutrição e Alimentação (AEFCNAUP) que estariam com intenções de fazer uma recolha, e então juntamo-nos pois é um momento de união. Irão receber donativos nas suas faculdades e entregá-los na FCUP”, explica a estudante.

O apelo dos estudantes é feito a toda a comunidade da U.Porto e envolve, essencialmente, a entrega de roupas e tecidos (roupa de cama, cobertores, travesseiros, toalhas, roupas quentes), bens alimentares não perecíveis (água, açúcar, sal, enlatados, massas, pão de longa duração, bolachas e biscoitos e leite UHT e em pó), produtos de higiene e saúde (medicamentos, álcool, champô, sabão/sabonete, pasta de dentes, escovas de dentes, papel higiénico. fraldas, lenços de papel, gaze e ligaduras, kit militar de primeiros socorros padrão da OTAN IFAK-2 (2000 peças), utensílios de cozinha (tachos e panelas, louças e talheres, colheres de pau, conchas de sopa, etc.), e alimentos para animais de estimação (ração seca).

Os interessados podem deixar as suas contribuições nas caixas de recolha disponibilizadas nos diferentes departamentos da FCUP, bem como em locais devidamente assinalados nas restantes faculdades do Polo do Campo Alegre.

Nos dias 7 e 11 de março, dois camiões da empresa de Ana Reis partem da Faculdade de Ciências rumo à fronteira com a Polónia para levar a maior ajuda possível às vítimas da guerra na Ucrânia.

Na FCUP, há caixas de recolha dispersas pelos diferentes departamentos da faculdade. (Foto: FCUP)

Onda de solidariedade atravessa toda a Universidade

Entretanto, e por todo o campus da U.Porto, são várias as associações de estudantes e outros organismos da Universidade que estão a mobilizar-se na resposta à crise humanitária na Ucrânia.

No Polo II (Asprela), a Faculdade de Medicina – através do Núcleo de Responsabilidade e Serviço Social –  e a Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP) estão, em conjunto, a promover uma campanha solidária de recolha de bens em favor da população da Ucrânia. Entre os dias 3 e 8 de março, os membros da comunidade académica poderão contribuir com produtos alimentares, de higiene pessoal, material médico, entre outros, com o objetivo de auxiliar as pessoas que se encontram numa situação de especial fragilidade devido ao contexto de guerra.

Os interessados em participar nesta iniciativa solidária poderão deixar os produtos/bens solicitados num dos dois pontos de recolha disponíveis na FMUP (na entrada principal do CIM ou no Salão de Alunos da AEFMUP, no piso 01). Os bens recolhidos serão entregues na Paróquia Sr.ª da Conceição, na Praça do Marquês de Pombal (Porto), que os fará chegar ao destino.

Entretanto, a Associação de Estudantes de Medicina Dentária (AEFMDUP) e as tunas da FMDUP (Levadas da Broca e Dentuna) promovem, até dia 10 de março, uma recolha de bens para apoio de refugiados na Polónia. Também a Faculdade de Engenharia (FEUP) acolhe por estes dias uma recolha de bens promovida pela Direção da faculdade e pela Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP).

A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (AEFPCEUP) disponibilizou, por sua vez, uma lista de serviços de apoio psicológico (online e por telefone) especialmente destinada às comunidades ucraniana e russa residentes em Portugal.

Já no Polo I (Centro), a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito (AEFDUP) e o Núcleo de Estudantes Católicos da FDUP (NEC FDUP) organizam, nos dias 3 e 4 de março, uma recolha solidária de bens essenciais para enviar para a Ucrânia. Todos os bens recolhidos serão entregues no Largo da Lapa no dia 5 de março, para serem carregados e expedidos.

Quem quiser pode ainda deixar o seu contributo na Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), organismo que se associou a uma campanha de recolha de bens que conta com vários pontos de recolha no Grande Porto.

Música pela Ucrânia

A onda de solidariedade já chegou também às ruas da baixa do Porto pela voz das 18 tunas académicas da cidade que aceitaram o convite da Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (TFFLUP) para participar numa ação de angariação de fundos.

Esta “maratona” de atuações de rua arrancou a 5 de março e vai prolongar-se até 12 de março. O dinheiro recolhido vai ser convertido em bens, que serão posteriormente encaminhados para a Ucrânia através do Seminário do Cristo Redentor, situado em  Vila Nova de Gaia.

O calendário das atuações pode ser encontrado nas páginas de Facebook e Instagram da TFFLUP, onde a iniciativa tem vindo a ser divulgada com o hashtag#AtuarPelaSolidariedade.