Em resposta flagelo da guerra vivido na Ucrânia, que está a obrigar milhões de ucranianos a abandonarem as suas casas e o seu país de um dia para o outro, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), no âmbito da sua missão institucional e em parceria com o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo (Diocese do Porto), vai oferecer cursos de Português para Ucranianos refugiados em Portugal.

Os cursos de Português para Estrangeiros (Nível A1 – Iniciação) são gratuitos e podem decorrer em diferentes horários, sendo as aulas online ou em regime presencial, de acordo com o local de residência dos estudantes.

O curso será igualmente aberto a cidadãos de outras nacionalidades também deslocados/refugiados em Portugal.

Os interessados devem inscrever-se aqui.

Mais informações junto do Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo, através do telefone (+351) 226 056 031, ou do email sec.migracoes@sapo.pt.

Universidades unidas no apoio à Ucrânia

Esta iniciativa entre a FLUP e a Diocese do Porto vai de encontro ao repto lançado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), no sentido de serem promovidos “todos esforços necessários à criação de condições de apoio aos estudantes, trabalhadores, docentes e investigadores ucranianos que se encontram em Portugal”.

Num comunicado lançado no passado dia 10 de março, o organismo atualmente presidido pelo Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, encorajava os membros das universidades nacionais a “prestarem assistência através de todos os meios possíveis a todos os afetados” pelo conflito na Ucrânia.  O CRUP comprometeu-se ainda a providenciar “toda a assistência possível às universidades ucranianas e aos membros da comunidade académica russa que se opõem à agressão contra a Ucrânia”.

A este apelo tem respondido, de resto, toda a comunidade académica da U.Porto– com especial destaque para as associações de estudantes e outros organismos estudantis – através de várias iniciativas direcionadas para a resposta à crise humanitária na Ucrânia.