A partir do próximo mês de dezembro, os militares e guardas-florestais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que se encontrem em serviço vão poder fazer as suas refeições nas unidades de alimentação geridas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).

A medida resulta de dois protocolos assinados no passado dia 10 de novembro, no Politécnico do Porto, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.

Estas parcerias estabelecem que os agentes das duas forças de segurança “que se encontrem em efetividade de serviço” passam então a usufruir do “direito de tomarem refeições nas cantinas e refeitórios da Universidade do Porto com acesso direto pelo exterior“, em condições idênticas às dos trabalhadores da U.Porto. Estão por isso abrangidos todos os espaços de alimentação geridos pelos SASUP, com exceção das cantinas da Faculdade de Desporto (FADEUP) e do ICBAS/FFUP

Com esta iniciativa, pretende-se “fomentar a convivência” entre docentes, trabalhadores e estudantes da U.Porto, e os membros da PSP e da GNR. Ao mesmo tempo, tem como objetivo promover a” facilidade e qualidade no acesso a refeições por parte de agentes que se encontrem em efetividade de serviço, particularmente daqueles que iniciam a sua carreira profissional”.

À margem da cerimónia de assinatura dos protocolos, José Luís Carneiro enalteceu uma parceria que vem no seguimento de outras que estão a “abrir” as universidades e politécnicos portugueses aos guardas e polícias da GNR e da PSP, permitindo-lhes “socializar com os estudantes, que vivem muitas vez momentos que exigem uma atenção especial”.

Os protocolos terão a duração de um ano, sendo automaticamente renovados por períodos iguais e sucessivos.

Para além da assinatura dos protocolos com a U.Porto e o Politécnico do Porto, a cerimónia incluiu ainda a apresentação de três estratégias que o MAI vem implementando no sentido de “promover uma cultura de segurança preventiva muito voltada para os mais jovens”: a Estratégia Integrada de Segurança Urbana, a Estratégia de Segurança Rodoviária “Visão Zero 2030” e a Proteção Civil preventiva.