O Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, foi eleito esta terça-feira presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para os próximos três anos.

António de Sousa Pereira, que substitui no cargo António Fontaínhas Fernandes (reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), é assim o nome escolhido para liderar o órgão que reúne os reitores das 13 universidades públicas portuguesas. A estas juntam-se ainda o ISCTE, a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Universitário Militar.

Esta é apenas a segunda vez que um Reitor da U.Porto assume a presidência do CRUP nos 41 anos de história daquele organismo. O primeiro foi Luís Oliveira Ramos, que desempenhou o cargo entre 1983 e 1985.

Entre as responsabilidades do CRUP incluem-se assegurar a coordenação e representação global das instituições nele representadas, bem como colaborar na formulação das políticas nacionais de educação, ciência e cultura. Cabe-lhe ainda pronunciar-se sobre questões orçamentais e projetos legislativos que digam diretamente respeito ao ensino universitário público.

Sobre António de Sousa Pereira

Natural do Porto, António Manuel de Sousa Pereira , de 58 anos, é licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Foi nesta faculdade da U.Porto que desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo prestado as provas de agregação na área de Anatomia no ano 2000.

Em 2004, e já na qualidade de Professor Catedrático (desde 2002), viria a ser eleito pela primeira vez como diretor do ICBAS, posição que ocupou durante 14 anos até ser eleito Reitor da Universidade do Porto, em 2018.

Entre os cargos que o novo presidente do CRUP exerceu, dentro e fora da academia, incluem-se ainda os de Presidente do Conselho Nacional de Ensino e Educação Médica da Ordem dos Médicos, consultor do Governo da República Dominicana para a avaliação da Reforma das Escolas de Medicina (2016-2017), ou membro do Conselho de Administração da ORPHEUS – Organisation of PhD Education in Biomedicine and Health Sciences in European System (2013-2016).

António de Sousa Pereira integra, desde 2015, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), na qualidade de membro conselheiro.