Mário Barbosa, Professor Emérito da Universidade do Porto, professor Catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigador no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente homenageado com o título de «Professor Convidado Qiushi» pela Universidade de Zhejiang em Hangzhou, na China. Trata-se da maior honra atribuída por esta universidade a investigadores estrangeiros.

Um «Professor Convidado Qiushi» é selecionado entre cientistas de renome mundial que possuem uma influência académica internacional significativa nas suas áreas de conhecimento e que alcançaram um reconhecimento notável por parte da comunidade académica. “Qiushi”, que significa «Procurar a Verdade», é o lema da Universidade de Zhejiang.

O Comité Académico desta universidade chinesa concordou unanimemente em conferir o título de «Professor Convidado Qiushi» a Mário Barbosa devido à sua “distinta posição académica, à sua investigação na área dos biomateriais e às suas contribuições substanciais para a cooperação sino-portuguesa”.

O Comité Académico acredita que as conquistas científicas do investigador português “contribuirão, sem dúvida, para acelerar o progresso da universidade no sentido de se tornar uma instituição de classe mundial”.

Para Mário Barbosa, esta distinção significa o reconhecimento do trabalho realizado por vários investigadores do i3S em colaboração com a Universidade de Zhejiang. Esta universidade tem sofrido um grande desenvolvimento nos últimos anos, particularmente após a abertura de um grande campus na cidade de Hangzhou e um campus internacional na cidade de Haining. A colaboração do i3S na colaboração com a China é amplamente reconhecida pela Universidade de Zhejiang e outras universidades chinesas.

A colaboração entre Mário Barbosa e a China começou em 1998, quando este era investigador do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), agora incluído no i3S. Ao longo dos anos, esta colaboração concretizou-se em projetos de investigação conjuntos, intercâmbio de estudantes de doutoramento e a realização de encontros científicos entre Portugal e a China e entre a Europa e a China.

Sobre Mário Barbosa

Natural de Azurara (Vila do Conde), Mário barbosa licenciou-se em Engenharia Metalúrgica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1972. Doutorou-se em Ciência de Materiais pela Universidade de Leeds (Reino Unido) e especializou-se depois na área da engenharia biomédica, nomeadamente no campo dos biomateriais. Realizou a Agregação na FEUP em 1991, onde permaneceu como Professor Catedrático até 2011, altura em que transitou para o ICBAS.

A convite de Nuno Grande, histórico professor do ICBAS, integrou o grupo de trabalho que foi responsável pela criação do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), que viria a ser formalmente constituído em junho de 1989. O INEB foi o primeiro instituto de investigação a ser criado nesta área em Portugal, sendo um dos institutos fundadores do i3S, o maior centro de investigação em Saúde do País. Mário Barbosa foi Presidente da Direção do INEB (2000-2006 e 2009-2012) e o primeiro Diretor do i3S (2015-2019).

Foi também Presidente da JNICT – Junta Nacional para a Investigação Científica e Tecnológica (1992-1994), entidade que deu origem à FCT, Presidente do Conselho Científico de Ciências da Engenharia da FCT (2002-2005) e membro do Conselho Diretivo da Sociedade Europeia de Biomateriais (1991-1995). Em 2019 foi eleito Secretário da União Internacional das Sociedades de Ciência e Engenharia de Biomateriais, que agrega as sociedades científicas de biomateriais a nível mundial. No ICBAS, foi ainda coordenador do grupo de trabalho “One Health”, entre 2019 e 2022.

Durante a sua carreira científica, Mário Barbosa assumiu um papel de referência no lançamento de programas doutorais na FEUP e no ICBAS, na área da Bioengenharia, e no lançamento do Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB), do qual foi o primeiro Diretor. Este mestrado deu origem à atual Licenciatura em Bioengenharia, um dos cursos com a média de entrada no ensino superior mais elevada em Portugal. Orientou ainda 21 teses de doutoramento.

Autor de mais de 280 artigos em revistas científicas internacionais, Mário Barbosa é um dos cientistas destacados na mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, um estudo elaborado anualmente por investigadores da Universidade de Stanford (EUA) e que classifica os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas.

Entre os vários prémios que recebeu ao longo da sua carreira, destacam-se o «George Winter Award», atribuído pela Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB), que distingue a excelência do trabalho desenvolvido por um investigador consagrado. Mais recentemente, recebeu o Prémio Klaas de Groot 2020, também conferido pela ESB, que reconhece os cientistas que asseguram um papel de excelência como mentores e orientadores de jovens investigadores.

Em 2021, foi distinguido com três Medalhas de Mérito pelas suas contribuições para o Ensino e a Ciência: uma atribuída pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), outra pela Câmara Municipal de Vila do Conde e outra pela Câmara Municipal do Porto.

Jubilado em 2021, Mário Barbosa integra desde março desse ano a galeria dos Professores Eméritos da U.Porto, título honorífico reservado aos professores jubilados ou reformados que, ao longo da sua carreira, se destacaram pelos altos serviços prestados à Universidade, mas também à Ciência e a Sociedade em geral.