Mário Barbosa, Professor Emérito da Universidade do Porto, professor Catedrático aposentado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigador e primeiro diretor do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguido com duas Medalhas de Mérito pelas suas contribuições para o Ensino e a Ciência: uma atribuída pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e outra pela Câmara Municipal de Vila do Conde.

Pelas mãos de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mário Barbosa recebeu a Medalha de Mérito Científico pelo seu percurso enquanto investigador e docente. Esta distinção foi atribuída durante o «Ciência 2021 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal», promovido pela FCT em colaboração com a Ciência Viva e com o apoio do MCTES, que se realizou a 28, 29 e 30 de junho sob o tema “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”.

Para Mário Barbosa, estar neste “evento da Ciência” com pessoas que “tanto admira” foi “emocionante”. “Éramos todos diferentes, porque cada tinha acreditado numa coisa diferente, a que tinha dedicado anos de vida. Mas éramos todos iguais na convicção do papel transformador do conhecimento. Olhamos para trás e vemos uma carreira, mas quando começamos, não há caminho”, explica.

Homenagem a um “filho da terra”

Dias antes, a 24 de junho, Mário Barbosa foi também homenageado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, numa cerimónia organizada para condecorar vila-condenses de “excelência” que “prestigiam” o município. Este reconhecimento público do seu trabalho, confessa o investigador, “deixou-me muito sensibilizado”.

“O entusiasmo com que montei, no Centro Ciência Viva de Vila do Conde, uma exposição que era para ser temporária, mas que se mantém viva há 14 anos, eram motivo suficiente de satisfação e orgulho”, acrescenta.

Mário Barbosa participou  em várias ações de promoção da cultura científica junto dos jovens, tendo sido um dos responsáveis pela exposição permanente sobre “A água no corpo humano – o sangue”, patente no Centro Ciência Viva de Vila do Conde desde 30 de outubro de 2007. “Foi “construída para responder à curiosidade de meninos do ensino secundário do concelho, que fizeram perguntas extraordinárias e foram o mote para a exposição. Hoje são todos adultos. Espero que nalguns tenha picado o bichinho da ciência”, frisa o homenageado.

Sobre Mário Barbosa

Licenciado em engenharia metalúrgica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1972, Mário Barbosa, 70 anos, natural de Azurara (Vila do Conde), doutorou-se em ciência de materiais pela Universidade de Leeds (Reino Unido) e especializou-se depois na área da engenharia biomédica, nomeadamente no campo dos biomateriais. Realizou a Agregação na FEUP em 1991, onde permaneceu como Professor Catedrático até 2011, altura em que transitou para o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

A convite de Nuno Grande, histórico professor do ICBAS, integrou o grupo de trabalho que foi responsável pela criação do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), que viria a ser formalmente constituído em junho de 1989. O INEB foi o primeiro instituto de investigação a ser criado nesta área em Portugal, sendo um dos institutos fundadores do i3S, o maior centro de investigação em Saúde do País. Mário Barbosa foi Presidente da Direção do INEB (2000-2006 e 2009-2012) e o primeiro Diretor do i3S (2015-2019).

Foi Presidente da JNICT – Junta Nacional para a Investigação Científica e Tecnológica (1992-1994), entidade que deu origem à FCT, e Presidente do Conselho Científico de Ciências da Engenharia da FCT (2002-2005). Foi também membro do Conselho Diretivo da Sociedade Europeia de Biomateriais (1991-1995). Em 2019 foi eleito Secretário da União Internacional das Sociedades de Ciência e Engenharia de Biomateriais, que agrega as sociedades científicas de biomateriais a nível mundial.

Mário Barbosa é um dos fundadores e primeiro diretor do i3S, o maior centro de investigação em Saúde do país. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Durante a sua carreira científica, Mário Barbosa assumiu um papel de referência no lançamento de programas doutorais na FEUP e no ICBAS, na área da Bioengenharia, e no lançamento do Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB), do qual foi o primeiro Diretor. Este mestrado começou a funcionar em 2006 e é um dos cursos com a média de entrada no ensino superior mais elevada em Portugal. Orientou 21 teses de doutoramento e publicou mais de 280 artigos em revistas científicas internacionais.

Para além destas duas Medalhas de Mérito recentemente atribuídas, Mário Barbosa recebeu vários prémios ao longo da sua carreira. Entre eles, destacam-se o «George Winter Award», atribuído pela Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB), que distingue a excelência do trabalho desenvolvido por um investigador consagrado. Mais recentemente, recebeu o Prémio Klaas de Groot 2020, também conferido pela ESB, que reconhece os cientistas que asseguram um papel de excelência como mentores e orientadores de jovens investigadores.

Aposentado da docência já este ano letivo, Mário Barbosa integra desde março passado a galeria dos Professores Eméritos da U.Porto, título honorífico reservado aos professores jubilados ou reformados que, ao longo da sua carreira, se destacaram pelos altos serviços prestados à Universidade, mas também à Ciência e a Sociedade em geral.

Atualmente lidera o grupo de investigação «Microenvironments for New Therapies» no i3S e coordena o grupo de trabalho para a iniciativa «Uma Saúde (One Health)», no ICBAS, cujo trabalho incide na promoção de sinergias e complementaridades entre as áreas da saúde humana, animal e ambiental, tanto na investigação como na formação de alto nível.