Assinalando a data histórica da entrada na cidade do exército liberal de D. Pedro, a Câmara Municipal do Porto escolheu novamente o dia 9 de julho para realizar a cerimónia de entrega das medalhas municipais e novamente elegeu docentes, investigadores e alumni da Universidade do Porto para serem distinguidos nesta data.

O mais alto título honorífico do Porto, a Medalha de Honra da Cidade, foi este ano atribuída a dois professores da U.Porto que se distinguiram também pela sua atividade política e cívica: Augusto Santos Silva e Isabel Pires de Lima. O primeiro, a cumprir atualmente o seu primeiro mandato como Presidente da Assembleia da República depois de vários anos de serviço como ministro, é professor catedrático da Faculdade de Economia; a segunda é Professora Emérita da U.Porto, após uma vasta carreira de docência e investigação na Faculdade de Letras, interrompida apenas para assumir o cargo de Ministra da Cultura no XVII Governo Constitucional de Portugal.

Isabel Pires de Lima foi também homenageada com a Medalha de Honra da Cidade. (Foto: Câmara Municipal do Porto)

Já a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, teve este ano entre os seus distinguidos vários professores da Universidade do Porto, casos de Álvaro Domingues (FAUP), Carlos Prata (docente aposentado da FAUP), Francisco Ribeiro da Silva (docente aposentado da FLUP), Maria Teresa Lago (docente aposentada da FCUP, antiga diretora do Centro de Astrofísica), Mário Barbosa (Professor Emérito da U.Porto e antigo diretor do INEB e do I3S), Nuno Ferrand (docente da FCUP e diretor do CIBIO-InBIO) e Rui Sarmento e Castro (Professor Catedrático Convidado do ICBAS). A título póstumo, foram ainda homenageados com a mesma distinção os professores Eugénio dos Santos (FLUP) e José Eduardo Pinto da Costa (ICBAS).

Além destes docentes, a lista de distinguidos com a Medalha Municipal de Mérito inclui ainda os nomes de Fátima Campos Ferreira (jornalista e antiga estudante da FLUP), Nuno Botelho (Presidente da Associação Comercial do Porto e membro do Conselho Geral da Universidade) e Paulo Magalhães (investigador e alumnus FDUP).

A presença da Universidade do Porto fez-se ainda notar na lista das instituições distinguidas nesta cerimónia com a Medalha Municipal de Mérito com a inclusão do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) entre os homenageados.

A cerimónia de entrega das medalhas municipais é um evento anual da Câmara Municipal do Porto destinada a homenagear, em nome da cidade, as personalidades e entidades que se notabilizarem pelos seus méritos ou feitos cívicos. Como habitualmente, coube ao Presidente da Câmara, Rui Moreira, e ao Presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo (antigo Reitor da U.Porto), a entrega das medalhas, na presença de todo o executivo municipal.

A cerimónia de entrega das Medalhas Municipais do Porto decorreu novamente a 9 de julho, na Casa do Roseiral. (Foto: Câmara Municipal do Porto)