Mário Barbosa, investigador e primeiro diretor do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e fundador do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) – o primeiro instituto em Portugal que se dedicou à área de engenharia biomédica -, é o grande vencedor do Prémio Klaas de Groot 2020, atribuído pela Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB). Este prémio foi criado recentemente com o objetivo de distinguir investigadores que se destacam pela capacidade de liderança e de orientação dos mais jovens, contribuindo para a sua independência e autonomia.

«Mais do que uma honra, foi uma alegria muito grande receber este prémio», sublinha Mário Barbosa. «Conheci o Prof. Klaas de Groot em 1988, convidei-o para vir a Portugal, a uma conferência que organizei, e mais tarde fiz uma sabática no grupo dele. Aprendi com ele este espírito de grupo que se constrói quando as pessoas se sentem em paz; tinha uma habilidade incrível de liderar sem mandar. Além de ser um cientista conhecido mundialmente, tem um lado humano muito grande», conta o investigador, que conta com uma carreira de investigação na área dos biomateriais pioneira em Portugal e reconhecida internacionalmente.

Ao criar um prémio com o nome de Klaas de Groot, sustenta Mário Barbosa, a Sociedade Europeia de Biomateriais está a «passar a mensagem de que a capacidade profissional de um investigador se mede, não só pelo trabalho científico que ele produz, mas também pelo espírito de equipa que consegue criar no grupo de investigação e pelos investigadores que consegue formar e autonomizar».

«Ao longo da minha vida profissional e científica tenho promovido a autonomia de outros investigadores que são, hoje, reconhecidos internacionalmente. Além disso, sempre acreditei que trabalhar com pessoas com competências diferentes só nos enriquece e complementa. Por isso, receber este prémio deixa-me particularmente satisfeito», reconhece o também professor do Departamento de Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Os premiados pela ESB (Prémio George Winter, Prémio Jean Leray e Prémio Klaas de Groot) foram convidados a proferir uma palestra na próxima reunião anual da ESB, que ocorrerá entre 5 e 9 de setembro de 2021 no Porto, e será organizada pelos investigadores do i3S Ana Paula Pêgo, Cristina Martins e Pedro Granja, respetivamente líderes dos grupos de investigação “NanoBiomaterials for Targeted Therapies”, “BioEngineered Surfaces” e “Biomaterials for Multistage Drug & Cell Delivery».

Sobre Mário Barbosa

Licenciado em engenharia metalúrgica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Mário Barbosa doutorou-se em ciência de materiais pela Universidade de Leeds  (Reino Unido) e especializou-se depois na área da engenharia biomédica, nomeadamente no campo dos biomateriais.

Professor catedrático no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi cofundador do INEB (agora integrado no i3S), que liderou durante 12 anos, e o primeiro diretor do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), de 2015 até ao final de 2019.

Durante a sua carreira científica, Mário Barbosa assumiu um papel de referência no lançamento de programas doutorais, criação de cursos intensivos europeus e de vários cursos avançados e organização de várias conferências internacionais na área dos biomateriais. Foi também membro do Conselho Diretivo da Sociedade Europeia de Biomateriais (1991-1995) e presidente da Comissão de Prémios desta sociedade científica (2007-2013), Presidente da JNICT – Junta Nacional para a Investigação Científica e Tecnológica (1992 a 1994) e Presidente do Conselho Científico de Ciências da Engenharia da FCT (de 2002 a 2005).

Primeiro diretor do i3S, Mário Barbosa liderou os destinos do instituto entre 2015 e 2019. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Mário Barbosa recebeu vários prémios ao longo da sua carreira, entre os quais se destaca o «George Winter Award», atribuído pela Sociedade Europeia de Biomateriais, que distingue a excelência do trabalho desenvolvido por um investigador consagrado.

Atualmente lidera o grupo de investigação «Microenvironments for New Therapies», é diretor do programa doutoral Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde, do ICBAS, e foi recentemente eleito Secretário da União Internacional das Sociedades de Ciência e Engenharia de Biomateriais.