A Universidade do Porto é a instituição com mais nomeações (7) para os prémios da XIV Gala da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), evento que vai distinguir, no próximo dia 21 de novembro, os estudantes atletas, treinadores e equipas que mais se destacaram no desporto universitário português ao longo da época de 2022/2023.

Na categoria de Atleta feminina do Ano, o destaque vai para Sara Vital, estudante da Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto (FMDUP), Campeã Nacional Universitária de Taekwondo, nos -67kg, e Vice-Campeã Europeia Universitária, nos -73kg , e vencedora do prémio de Atleta do Ano na última Gala do Desporto da U.Porto.

Depois de ter sido eleita atleta do ano na Gala do Desporto da U.Porto, Sara Vital está agora na corrida para melhor Atleta feminina do Ano na Gala da FADU. (Foto: DR)

No setor masculino, a U.Porto conta com dois estudantes atletas nomeados para Atleta masculino do ano.

Um deles é José Miguel Guimarães, estudante da Faculdade de Economia (FEP) que conquistou a medalha de ouro nos últimos Campeonatos Nacionais Universitários de Ténis de Mesa por Equipas e Individual. A nível internacional, conquistou a medalha de bronze, por equipas, e um 5.º lugar, em pares, no Campeonato Europeu Universitário da modalidade.

José Miguel Magalhães está nomeado para Atleta masculino do Ano. (Foto: DR)

O outro nomeado para melhor Atleta do ano é Paulo Fidalgo, estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) que se sagrou campeão nacional universitário de Remo em Skiff e Double Scul, tendo ainda subido ao terceiro lugar do pódio no Campeonato Europeu Universitário, na categoria de Double Scull Ligeiro.

O estudante da FEUP, Paulo Fidalgo, atleta de Remo, está na corrida para melhor Atleta masculino do Ano. (Foto: DR)

No que toca à categoria de Equipa do Ano, o destaque vai para a equipa de Ténis de Mesa da U.Porto, composta pelos estudantes Gonçalo Gomes (FADEUP), José Miguel Magalhães (FEP) e Pedro Moreira (FEP).

Para além do título de campeã nacional universitária, a equipa orientada por José Miguel Neves fez história ao alcançar a primeira medalha internacional nesta modalidade para a U.Porto, fruto da conquista da medalha de bronze no Campeonato da Europa Universitário.

José Miguel Neves (treinador) e os atletas Gonçalo Gomes (FADEUP), José Miguel Magalhães (FEP) e Pedro Moreira (FEP) levaram a U.Porto à conquista de uma medalha inédita no Europeu Universitário de Ténis de Mesa. (Foto: DR)

Na corrida a Treinadora do ano está Inês Rodrigues, que liderou a equipa de Karaté da U.Porto à conquista do título coletivo de campeã nacional universitária, e de uma medalha de prata no Europeu Universitário da modalidade. Recorde-se que a Inês Rodrigues foi distinguida como treinadora do ano na Gala do Desporto da U.Porto.

A treinadora de Karaté, Inês Rodrigues, está nomeada para melhor Treinadora do Ano. (Foto: DR)

Lado a lado com Inês Rodrigues na corrida para melhor Treinador do Ano, está Pedro Guimarães, treinador da equipa de Atletismo da U.Porto que este ano se sagrou tetradecacampeã nacional universitária em Pista Ar Livre e campeã nacional universitária de Trail.

A estas conquistas juntam-se ainda os títulos de vice-campeã nacional em Atletismo em Pista Coberta e em Corta-Mato.

Pedro Guimarães, treinador da equipa de Atletismo da U.Porto, está nomeado para melhor Treinador do Ano. (Foto: DR)

Entre os sete nomeados para Treinador do Ano está também André Ribeiro, treinador da equipa de Futebol de 11 Masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP), atual campeã nacional universitária.

Vencedor de um dos prémios de “Melhor Treinador” da Gala do Desporto da FAP 2023, André Ribeiro conduziu a equipa da AEFEP ao seu primeiro título de campeã nacional universitária e ao 7.º lugar no Europeu Universitário de Futebol 11 Masculino.

André Ribeiro conduziu a equipa da AEFEP ao seu primeiro título de campeã nacional universitária de Futebol 11 Masculino. (Foto: DR)

As votações decorrem nas redes sociais da FADU (Facebook Instagram) até às 12h00 do dia 10 de novembro e são abertas a toda a comunidade.

Para votar nos estudantes-atletas e treinadores da U.Porto, basta seguir as ligações abaixo:

U.Porto volta a dominar o desporto universitário

A XIV Gala do Desporto Universitário terá lugar no próximo dia 21 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Na mesma ocasião, será entregue à U.Porto o Troféu Universitário de Clubes, destinado à instituição com melhor desempenhos nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) da época transata.

A U.Porto somou um total com 247 pontos, superando a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), com 238 pontos, e a NOVA de Lisboa, com 189 pontos.

Mais informações na página da FADU.