João Amaro, estudante da Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FADEUP), é o novo de campeão nacional universitário de Corta Mato, título conquistado após a vitória na prova individual masculina do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo – Corta-Mato 2023, que decorreu em Avis.

Foi no dia 18 de março que aquela localidade do concelho de Portalegre recebeu quase sete dezenas de estudantes-atletas de todo o país, para disputar a principal prova universitária nacional de Corta-Mato, organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). A U.Porto marcou presença com uma comitiva constituída por nove estudantes-atletas.

O grande destaque da participação da Universidade vai então para João Amaro, que subiu ao primeiro lugar do pódio para receber a medalha de Ouro no setor masculino. As medalhas de prata e de bronze foram conquistadas por Pedro Amaro (P.PORTO) e Duarte Santos (P.Leiria), respetivamente.

Esta não é a primeira vez que o estudante da FPCEUP e atleta do Sport Lisboa e Benfica se destaca com as cores da equipa de Atletismo da U.Porto. Considerado uma das grandes promessas do atletismo português para as provas de fundo e meio-fundo, João Amaro já tinha conquistado a medalha de prata na prova de 3000m do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta, em 2022.

Também em 2022, foi um dos dois estudantes atletas da U.Porto selecionados para representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato.

A nível coletivo, a equipa da U.Porto classificou-se em segundo lugar nesta edição do CNU de Corta-Mato, sendo apenas superada pela AAUMinho.

A U.Porto esteve representada por nove estudantes-atletas no CNU de Atletismo Corta-Mato 2023. (Foto: FADU)