Mariana Pinto da Costa, antiga estudante de Medicina e professora auxiliar convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, foi recentemente eleita como membro honorário da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), em reconhecimento pela excelência dos serviços prestados, em particular no domínio da Saúde Pública Mental.

A eleição teve lugar no passado dia 30 de setembro, em Viena, na Áustria, durante a Assembleia Geral da Associação Mundial de Psiquiatria. “É uma grande honra receber esta distinção, que também representa um reconhecimento pelo trabalho e pelas iniciativas realizadas para a Associação Mundial de Psiquiatria, especialmente para os jovens psiquiatras”, destaca a médica psiquiatra e docente portuguesa.

Esta não é a primeira vez que Mariana Pinto da Costa é reconhecida a nível internacional. Em 2009, foi distinguida, ainda enquanto estudante do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, com o prémio da Comissão Europeia “Erasmus, Histórias de Sucesso – Estudante Erasmus 2 milhões” pelas suas experiências  na Facoltà di Medicina e Chirurgia da Università degli Studi di Siena (Itália) e na English Division da Second Faculty of Medicine da Warszawski Uniwersytet Medyczny (Polónia), ao abrigo do programa Erasmus.

Já em 2017, foi escolhida para representar Portugal na redação e apresentação da Declaração da Geração Erasmus+, documento que inclui um conjunto de recomendações para o futuro do mais conhecido programa de mobilidade estudantil no Ensino Superior.

A Associação Mundial de Psiquiatria /World Psychiatric Association é uma associação global e que representa 147 sociedades de psiquiatria de 123 países e reúne mais de 250.000 psiquiatras. A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental é a representante portuguesa.

A eleição decorreu durante a Assembleia Geral da Associação Mundial de Psiquiatria. (Foto: DR)

Sobre Mariana Pinto da Costa

Em paralelo com a ligação à U.Porto, Mariana Pinto da Costa é também Senior Lecturer no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience da King’s College London (Reino Unido) e médica psiquiatra no South London and Maudsley NHS Foundation Trust. Orienta estudantes de mestrado e de doutoramento na Universidade do Porto e no King’s College London.

A sua atividade científica incide no domínio da Saúde Pública Mental e está patente em mais de 200 artigos (h-index: 23) publicados, incluindo documentos metodológicos e de orientação, em revistas de prestígio como The Lancet Psychiatry, World Psychiatry e Nature.

Mariana Pinto da Costa é Senior Lecturer no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience da King’s College London (Reino Unido) e (Foto: DR)

De 2014 a 2015, foi presidente da Federação Europeia de Internos de Psiquiatria (EFPT), tendo sido responsável pela organização do 23º Fórum da EFPT no Porto.