Estatuetas, máscaras, moluscos, colibris e até borboletas. Ao todo, são mais de 30 peças do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) que vão ficar em exposição, de 7 de maio a 13 de julho, na Casa do Corim, em Águas Santas (Maia), em resultado de uma parceria entre a Lipor e o MHNC-UP.
Desde abril de 2023 que quem atravessa a Praça Gomes Teixeira e chega ao átrio de entrada do edifício histórico da Reitoria da U.Porto encontra, pelo menos, uma peça do MHNC-UP a fazer as honras da casa. Todos os meses, o Museu desafia assim a descobrir parte dos tesouros que mantém nas suas reservas. A esta janela que abre para as suas coleções, chamou Breviário.
Um ano depois, chegou a altura de o Breviário fazer uma pequena viagem até à cidade da Maia. As peças do MHNC-UP e as suas histórias irão agora chegar a outros públicos. O que vai ser exposto? Desde objetos da coleção de etnografia aos instrumentos científicos, passando pelas áreas da arqueologia, da botânica e da zoologia.

As peças do Breviário viajaram até à Casa do Corim.
A Casa do Corim
Datada do século XVIII, a Casa do Corim, durante o Cerco do Porto, chegou a funcionar como Quartel-General das tropas absolutistas de D. Miguel.
Quando visitar o espaço e depois de observar de perto as peças das n/ coleções, não deixe de procurar as camélias japónicas que estão no jardim. Demore-se ainda, porque a experiência vale mesmo a pena, a ver os pormenores da azulejaria tradicional portuguesa.
É à Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) que cabe fazer dinamização da Casa do Corim. Funciona como o “Hub de Sustentabilidade” e um polo de disseminação cultural, oferecendo atividades relacionadas com sustentabilidade, empreendedorismo, proteção do ambiente e capacitação dos cidadãos em temas ambientais.
A Casa do Corim fica na Rua D. Afonso Henriques, nº2540, freguesia de Águas Santas.