Inês Matos, estudante do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), fez parte da equipa feminina de Ténis de Mesa que trouxe para Portugal uma medalha de bronze dos Jogos Europeus 2023, competição que terminou este domingo na cidade de Cracóvia, na Polónia.

Apesar de não ter alinhado no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, em que Portugal bateu a França por 3-1, Inês Matos, de apenas 18 anos, teve um papel importante na caminhada história da equipa nacional.

O grande destaque vai para a vitória, ao lado da veterana Fu Yu (30.ª do ranking mundial), no primeiro jogo dos quartos de final diante da Ucrânia, triunfo esse que se revelaria decisivo na passagem à meia final.

A frequentar o seu primeiro ano na U.Porto, a estudante atleta da FFUP dá assim seguimento à excelente época que vem efetuando, coroada com a recente vitória no Campeonato Nacional Universitário. Antes, já tinha conquistado o título de campeã nacional sénior e a medalha de bronze em pares femininos no Campeonato da Europa de sub-21 de ténis de mesa, a primeira de Portugal na história da competição.

Inês Matos sagrou-se recentemente campeã nacional universitária pela U.Porto. (Foto: FADU)

Com esta vitória nos Jogos Europeus, Inês Matos coloca também o seu nome na que foi a melhor representação de sempre de Portugal naquela competição multidesportiva. No total, a comitiva portuguesa somou 16 pódios em Cracóvia2023, incluindo três medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze.

Recorde-se que Portugal participou nestes Jogos Europeus com uma delegação composta por 210 atletas de 23 modalidades, entre os quais se destacam 17 atuais e antigos estudantes da Universidade do Porto.

Os representantes da U.Porto foram: Sofia Gonçalves (FEUP), Sara Barbosa (FADEUP), Diogo Ferreira (FEP), Carolina Loureiro (FMDUP), Cristiana Morgado (FADEUP)Rui Rodrigues (FCNAUP), no Andebol de Praia; Beatriz Gama (FADEUP), Mariana Rocha (ICBAS) e a treinadora Sílvia Pinto (FADEUP) na Natação Artística; Catarina Santos, no PadelCatarina Queirós(FCUP), Cláudia Ferreira (FEUP)Ivo Tavares (FADEUP) Carlos Nascimento (FADEUP) no Atletismo Marta Caride(ICBAS) na Esgrima; Raquel Queirós (FADEUP) no Ciclismo BTT; e Maria Inês Barros (ICBAS), na modalidade de Tiro com Armas de Caça.