A Universidade do Porto disputou, na última semana, os Campeonatos Nacionais Universitários de Badminton, Futebol 7, Golfe, Ténis de Mesa, Ténis e Xadrez Individual. E o balanço final não poderia ter sido melhor, uma vez que os/as estudantes atletas da U.Porto subiram ao pódio em todas as modalidades.

O grande destaque vai para a “limpeza” no CNU de Ténis de Mesa, prova que juntou 25 estudantes atletas em Lisboa e em que a Universidade conquistou todas as medalhas possíveis, tanto no setor feminino  como no masculino.

Os novos campeões nacionais universitários no feminino e masculino são Inês Matos (FFUP) e José Miguel Magalhães (FEP), respetivamente. Seguem-se os vice-campeões Joana Lopes (ICBAS) e Gonçalo Gomes (FADEUP), e, a fechar o pódio, também da U.Porto, os estudantes atletas Maria Matos (FEP) e Pedro Moreira (FEP).

Foi também em Lisboa que José Francisco Veiga (FEUP) se sagrou campeão nacional universitário de Xadrez, na vertente de rápidas, numa prova em que José Sereno Santos (FEUP) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Já na vertente de semirrápidas, Francisco Veiga voltou a subir ao pódio para receber mais uma medalha de prata para a U.Porto.

Estudantes atletas da U.Porto medalhados no CNU de Xadrez. (Foto: CDUP-UP)

Continuando por Lisboa, as celebrações continuaram no CNU de Badminton Individual, com a conquista da medalha de bronze pela estudante-atleta Mariana Pinto Leite (FMUP).

A competição reuniu 14 estudantes atletas no feminino e 16 no masculino de 12 clubes Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Estudantes atletas da U.Porto que competiram no CNU de Badminton. (Foto: CDUP-UP)

Ainda por Lisboa, mas no CNU de Ténis Individual, as estudantes-atletas da U.Porto Mafalda Guedes Araújo (FMDUP) e Rita Silva (FCUP) confrontaram-se na final feminina, conquistando, respetivamente, a medalha de ouro e prata.

Por sua vez, Sebastião Cortez (FFUP) sagrou-se campeão nacional universitário, no setor masculino.

U.Porto conquistou três medalhas no CNU de Ténis Individual. (Foto: CDUP-UP)

A última incursão ao sul do país foi protagonizada pela equipa de Futebol 7 Feminino da U.Porto que, depois de dois ias de intensa competição, conseguiu renovar o título de vice-campeã nacional universitária.

Somando por vitórias os três jogos disputados na primeira fase do torneio, a U.Porto garantiu a presença no jogo decisivo após derrotar a Associação Académica da Universidade do Minho nas meias finais.

A garra e o amor à camisola, demonstrados ao longo de toda a competição, estiveram em evidência na final disputada com a Associação Académica da Universidade de Coimbra. O confronto resolveu-se nas grandes penalidades, com a sorte a cair para o lado das conimbricenses.

Orientada pelo treinador Daniel Chaves, a delegação da U.Porto foi constituída pelas estudantes atletas Sofia Barroso (FADEUP), Nádia Silva (ICBAS), Joana Monteiro (FPCEUP), Joana Ferreira (FADEUP), Ema Gonçalves (FADEUP), Laura Campos (FADEUP), Mariana Oliveira (FEP), Mariana Ferreira (FMUP), Ana Marinho (FCUP), Catarina Pereira (ICBAS), Inês Valente (ICBAS), Camila Silva (FADEUP), Sofia Scapini (FMDUP) e Catarina Monteiro (FEP).

A equipa feminina de Futebol 7 Feminino da U.Porto renovou o título de vice-campeã nacional universitária, (Foto: CDUP-UP)

Dupla vitória no Golfe

A semana desportiva fechou com chave de ouro, com mais uma demonstração de força da equipa da U.Porto no CNU de Golfe, que decorreu nos dias 27 e 28 de maio, em Vale Pisão, Santo Tirso.

Os irmãos Maria Teresa Alves e Vasco Alves, ambos estudantes da FEUP, vestiram a pele de protagonistas ao vencerem os dois títulos – feminino e masculino – em disputa.

Para além dos dois novos campeões nacionais universitários, integraram também a equipa da U.Porto os/as estudantes Pedro Pedrosa (FEUP), Hugo Freitas (FADEUP), Tomás Ribeiro (FPCEUP), Inês dos Santos (FEUP) e Francisca Abreu (FMDUP)

Os irmãos Maria Teresa Alves e Vasco Alves são os novos campeões nacionais universitários de Golfe. (Foto: FADU)

Organizado pelo Politénico do Porto, com o apoio da Federação Portuguesa de Golfe, o CNU de Golfe 2023 contou com a participação de estudantes-atletas de sete instituições de ensino superior portuguesas.