As equipas femininas de Andebol da U.Porto e de Voleibol da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) subiram ao segundo lugar do pódio na primeira semana de competição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2023, a decorrer até 28 de abril, em Viana do Castelo.

No andebol feminino, a seleção da U.Porto atingiu o jogo decisivo depois de ter deixado para trás as equipas do ISCTE (30-12), AAUAveiro (20-17), e U.Lisboa (33-14).

Na final, as atletas da Universidade defrontaram a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), que acabaria por se impor por 33-29 face às novas vice-campeãs nacionais universitárias, que repetem assim o resultado registado em 2022.

É também esse título que a equipa de voleibol feminino da AEICBAS traz da principal competição do desporto universitário português. Depois de ultrapassar a AAUAv nas meias finais (3-1), as atletas da U.Porto disputaram nova final contra a AAUMinho. E. uma vez mais, a vitória sorriu à equipa minhota, por uns muito disputados 3-0 (25-21; 25-17; 29-27)

Apesar da derrota, a AEICBAS conquistou o direito de representar a U.Porto e Portugal no Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, que terá lugar  de 16 a 23 de julho, em Braga.

A equipa de Voleibol Feminino da AEICBAS vai disputar o Campeonato Europeu Universitário, marcado para o próximo mês de julho. (Foto: DR)

Às portas do pódio ficou também a equipa de Basquetebol Masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (AEFEUP). Depois de um percurso vitorioso até às meias finais, os futuros engenheiros falharam a passagem à final ao serem derrotados pelos futuros campeões da – não há duas sem três… – AAUMinho (57-73).

No jogo de atribuição da medalha de bronze, a AEFEUP disputou até ao fim o duelo com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT), acabando por ceder por apenas dois pontos (84-86).

A equipa de Basquetebol Masculino da AEFEUP falhou por dois pontos o pódio dos CNU’s 2023. (Foto: FADU)

Nota ainda para a participação das equipas de Basquetebol Masculino e Futsal Masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP) e de Voleibol Voleibol Feminino da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFMUP), que não foram além da fase de grupos das respetivas competições.

Seis equipas em ação

A segunda semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs) arranca esta segunda-feira, 24 de abril com a disputa dos primeiros jogos da fase de grupos das competições de andebol masculino, basquetebol feminino, futebol masculino, futsal feminino, e voleibol masculino.

No Voleibol masculino, a U.Porto estará representada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP), atual campeão nacional universitária em título. AEFEP que vai também disputar o título universitário de Andebol masculino.

Destaque ainda para a participação da AEFADEUP nas competições de Futsal feminino e Basquetebol feminino, e da AEFEUP no Futebol de 11 masculino e no Basquetebol feminino.

Recorde-se que U.Porto está representada por mais de 200 estudantes atletas – distribuídos por 11 equipas nestas Fases Finais dos CNU’s 2023

A edição deste ano da “prova-rainha” do desporto universitário nacional é organizada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.